Seleção sub-17 não podia ter tido melhor estreia. Foto FPF

Portugal não facilita e goleia na estreia no Euro sub-17

Rafael Quintas, Mateus Mide, Anísio Cabral e Tomás Soares marcaram os golos do encontro frente à anfitriã Albânia

A Seleção Nacional não podia ter começado melhor este Europeu de sub-17. A equipa treinada por Bino venceu a anfitriã Albânia por 4-0, iniciando da melhor forma a fase de grupos.  

Na sua 12.ª participação em Europeus de sub-17, Portugal fez jus ao favoritismo e dominou por completo o encontro frente à estreante e anfitriã Albânia que não conseguiu impedir o caudal ofensivo português. 

A turma das quinas, sempre muito forte desde o primeiro minuto, teve várias oportunidades claras na primeira parte, entre elas, uma de Gil Neves, que rematou muito perto do poste aos sete minutos, e outra de Mateus Mide, aos 22 minutos, que obrigou Sulejmani a tirar quase em cima da linha de golo. Depois de tanta insistência, Portugal finalmente conseguiu chegar ao 1-0 aos 36’, pelo capitão, Rafael Quintas, após um belo cruzamento do número 10 Mateus Mide, com o jogador do Benfica a cabecear com sucesso e a agitar as redes albanesas.  

Na segunda parte, Portugal manteve-se igual a si próprio, pressionante, com a posse de bola controlada e sempre a procurar o caminho do golo. Aos 58 minutos, Anísio Cabral teve nos pés a possibilidade do 2-0, após um cruzamento de régua e esquadro de Dbouk mas não conseguiu finalizar da melhor maneira. 10 minutos depois chegou o segundo golo. O extremo João Aragão sofreu uma grande penalidade, que deu azo a que Mateus Mide, que já tinha feito a assistência para o 1-0, fizesse o 2-0 na partida.

O primeiro remate da Albânia só surgiu aos 72 minutos, o que demonstrou a grande superioridade da Seleção das quinas no encontro de estreia no Europeu. 

Portugal, não contente com o 2-0, continuou a aumentar a vantagem, com Anísio Cabral a fazer o seu golo aos 81 minutos, após uma grande jogada de Tomás Soares pelo corredor direito, com o avançado a ter apenas de finalizar de forma certeira, fazendo o terceiro na partida.  

Aos 89’, a Albânia ainda esteve perto de reduzir com um remate de Fabiano Nuhaj, mas Ricardo Neto, bem posicionado, conseguiu tirar a bola em cima da linha de golo, ajudando assim a seleção a terminar a estreia sem golos sofridos.  

Ainda houve tempo para terminar o encontro em beleza, com Tomás Soares, que saiu do banco, para fazer o 4-0 aos 92', após um remate de belo efeito ao canto direito da baliza albanesa. 

Portugal vai defrontar, na próxima quinta-feira, a França, na segunda jornada da fase de grupos do Euro sub-17.