Dificuldades financeiras motivam retirada da Porsche do Mundial de Resistência

Porsche confirma saída do Mundial de Resistência

O construtor alemão vai retirar-se do WEC no final da temporada de 2025, mas manterá a participação no campeonato norte-americano IMSA

A Porsche vai terminar a sua participação de fábrica na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Resistência (WEC) no final da temporada de 2025. O construtor alemão, que conquistou o título de pilotos do WEC no ano passado com Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Andre Lotterer, anunciou a decisão esta terça-feira, mas reafirmou o seu compromisso de continuar a competir com o 963 LMDh no Campeonato IMSA SportsCar na América do Norte.

A participação contínua na divisão GTP do IMSA com a operação Porsche Penske Motorsport será um dos dois programas de fábrica da Porsche a partir de 2026, juntamente com a sua participação na Fórmula E igualmente como construtor.

Michael Steiner, membro do conselho responsável pela investigação e desenvolvimento da Porsche, cuja área de atuação inclui o desporto automóvel, afirmou: «Lamentamos profundamente que, devido às circunstâncias atuais, não possamos continuar a nossa participação no WEC após esta temporada».

O comunicado da Porsche enfatizou que a continuidade no IMSA, onde a equipa está a caminho de manter os seus títulos GTP, «está a sublinhar a importância do mercado norte-americano e das corridas de resistência para a marca».

Houve mais explicações sobre o termo «circunstâncias atuais», mas a decisão da Porsche de reduzir o programa PPM, que tem funcionado como um duplo ataque ao WEC e ao IMSA desde 2023, ocorre num contexto de problemas financeiros para a marca. As vendas da Porsche estão em queda devido à introdução de tarifas de importação nos EUA e à queda da procura na China.

Em julho, o CEO da empresa, Oliver Blume, anunciou um plano para reduzir a força de trabalho em 10% antes de 2029, delineando um futuro em que as vendas da Porsche atingiriam um pico de 250.000 unidades, em vez das mais de 300.000 de 2024.