Petit não continua no Rio Ave
O jogo de sexta-feira, às 19h00, em Paços de Ferreira, diante do Gil Vicente, fecha o ciclo de Petit como treinador do Rio Ave. A BOLA sabe que a decisão está tomada há algumas semanas, sendo entendido por ambas as partes que seria melhor pôr um ponto final numa ligação que começou à 11.ª jornada da presente edição da Liga portuguesa, quando assumiu o leme do emblema da caravela para colocar o clube na rota dos bons resultados, sucedendo no cargo a Luís Freire.
A chegada de Petit aos Arcos teve o impacto desejado, com a equipa a reagir às adversidades e a conseguir bons resultados, mas com o passar das jornadas a irregularidade das exibições e dos resultados voltou a marcar o percurso dos rioavistas no campeonato, onde conseguiram, ainda assim, alcançar com alguma antecedência a tão desejada permanência na elite do futebol nacional.
Petit meditou bastante e já tinha tomado a decisão de abandonar o Rio Ave no final da época, ele que se deparou com algumas decisões da SAD em janeiro, num mercado em que saíram jogadores importantes do núcleo duro do grupo de trabalho, tendo em conta a aposta em jovens emergentes de várias nacionalidades, que o treinador ajudou a valorizar no âmbito da nova política preconizada pela SAD.
Ao serviço dos vila-condenses, Petit soma nesta altura um total de 28 encontros – 23 do campeonato e cinco da Taça de Portugal —, um percurso em que alcançou nove vitórias, oito empates e onze derrotas, num total de 38 golos marcados e 42 sofridos.
Refira-se que Petit guiou o emblema de Vila do Conde às meias-finais da Taça de Portugal, tendo perdido o acesso à final aos pés do Sporting, que ganhou os dois jogos da eliminatória, tanto em Alvalade como em Paços de Ferreira, casa emprestada dos rioavistas.
Petit irá despedir-se do Rio Ave no banco frente aos gilistas, ele que falhou o encontro com o Nacional na Madeira (3-3) por cumprir um jogo de castigo, em consequência da expulsão que teve na Reboleira, diante do Estrela da Amadora. O treinador vila-condense pretende ainda fazer melhor do que a 11.ª posição alcançada pelo clube na época passada no campeonato, onde obteve 37 pontos. Para chegar a esse desiderato, os rioavistas necessitam obter pelo menos um empate com o Gil Vicente, tendo em conta que neste momento o Rio Ave já contabiliza 37 pontos na classificação à passagem da 33.ª jornada da Liga.