Equipa de Nuno Espírito Santo e Jota Silva bateu os 'citizens', de Bernardo Silva, Matheus Nunes e Rúben Dias, por 1-0. #DAZNPremier

Pesadelo para Guardiola: crise do Man. City parece não ter fim

Após a derrota por 1-0 frente ao Nottingham Forest, Pep Guardiola igualou os recordes negativos da temporada 2019/2020 com 10 jogos ainda por disputar

A época atual está a ser um autêntico pesadelo para o Manchester City e Pep Guardiola. Longe do primeiro lugar na Premier League, eliminados da UEFA Champions League antes dos oitavos de final, fora da Taça da Liga logo na primeira ronda e com apenas a Taça de Inglaterra ainda em jogo, os citizens vivem uma temporada para esquecer.

A prova disso mesmo é o número de derrotas em 28 jogos disputados. Após o desaire frente ao Nottingham Forest (0-1), os citizens registaram a nona derrota na Premier League esta época, igualando o pior registo sob o comando de Pep Guardiola. Foi precisamente na temporada 2019/2020 que a equipa do técnico catalão perdeu nove jogos no campeonato. Desde então, esses números não se repetiram... até agora.

Desde a primeira derrocada contra o Tottenham (1-2), em novembro de 2024, a turma de Manchester mergulhou numa profunda crise de resultados que transcendeu as fronteiras da Premier League, custou-lhes a eliminação da Taça da Liga e culminou com o adeus à UEFA Champions League.

As derrotas do City

Nos últimos 30 jogos (considerando todas as competições), o Manchester City - onde jogam os portugueses Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes - perdeu metade, ou seja, 15. Anteriormente, os citizens tinham perdido o mesmo número de jogos... em 169 partidas disputadas, o que demonstra a irregularidade da atual campanha.

Os resultados deste ano são completamente atípicos para uma equipa do calibre e com o investimento do City, que apesar de ter realizado contratações de peso como Marmoush, Nico González (ex-FC Porto) e Khusanov no mercado de inverno, não encontrou a resposta esperada para sair da crise.

Pep Guardiola, treinador do Manchester City
Pep Guardiola, treinador do Manchester City

A série negativa do Manchester City começou a 30 de outubro de 2024, com a referida derrota por 2-1 frente ao Tottenham, fora de portas, na Taça da Liga. A primeira derrota da época parecia um incidente isolado, um episódio do qual recuperariam rapidamente, mas o impensável aconteceu...

Após as derrotas fora frente a Bournemouth (1-2), Sporting (1-4) e Brighton (1-2), todos os alarmes soaram quando a equipa de Guardiola foi desmantelada em casa e sofreu uma derrota escandalosa por 0-4, novamente diante do Tottenham.

O City atravessava uma série cinco derrotas e um empate (Feyenoord, 3-3) quando chegou a deslocação a Anfield, para defrontar o Liverpool. Os citizens acabaram derrotados por 0-2, somando assim o quarto desaire seguido na Premier League. Esta sequência negativa acabou por ditar o rumo da temporada para a equipa de Manchester, que desde então se viu afastada da luta pelo título.

Após a queda no dérbi de Manchester (1-2) e em Villa Park (1-2), o City parecia estar de volta aos eixos e a ser o seu antigo eu, somando seis vitórias e apenas uma derrota, nos nove jogos seguintes, mas o Arsenal de Arteta impediu a boa forma de continuar com um escandaloso 5-1 no Emirates.

Com uma eliminação da UEFA CHampions League, aos pés do Real Madrid, e uma derrota em casa, diante do Liverpool (0-2), pelo meio, esta jornada assistimos ao mais recente desaire, o 0-1 contra o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo.

Com nove derrotas na Premier League, os citizens encontram-se na quarta posição, passando de principais candidatos ao título para a luta por um lugar na UEFA Champions League da próxima época.

«Temos 10 jogos para nos qualificarmos para a Liga dos Campeões. Temos de ganhar jogos para nos qualificarmos e seguimos para o próximo. Vamos preparar-nos para o próximo jogo [contra o Brighton]. Temos 10 finais», disse Guardiola após a derrota frente ao Nottingham Forest.

À beira de um recorde negativo

A dez jogos do término da Premier League, Pep Guardiola igualou o seu pior registo de derrotas como treinador do Manchester City. Na temporada 2019/2020, a equipa sofreu nove derrotas em 38 jornadas, terminando a época a 18 pontos do campeão Liverpool, numa Premier League marcada pela pandemia da Covid-19.

Em 2024/2025, o Manchester City de Pep Guardiola corre o risco de ultrapassar estes números negativos na reta final do campeonato. Nos restantes 10 jogos, os citizens têm compromissos difíceis contra adversários como o Brighton (casa), o Manchester United de Ruben Amorim (fora), o Everton (fora) e o Aston Villa (casa).

Resta saber se, pela primeira vez na sua carreira de treinador, Pep Guardiola terminará uma época com 10 ou mais derrotas...