Festejos de Giroud
Festejos de Giroud

Penálti tardio de Giroud dá vitória ao Lille de Tiago Santos e Félix Correia

Franceses vão jogar o 'play-off', enquanto o Friburgo, apesar da derrota, terminou no 'top-8'; Nice de Tiago Gouveia perdeu com o Ludogorets, que contou com Dinis Almeida e é um dos possíveis adversários de FC Porto e SC Braga caso chegue aos oitavos de final

O Lille, com Tiago Santos e Félix Correia de início, venceu o Friburgo, por 1-0, infligindo a primeira derrota à equipa alemã na UEFA Europa League, em jogo da última jornada da fase de liga. O único golo dos gauleses foi marcado pelo experiente Olivier Giroud, que saltou do banco, já nos descontos. O Friburgo jogou os últimos 15 minutos com menos um jogador, face à expulsão de Maximilian Eggestein.

Após uma primeira parte bastante monótona, as duas equipas mostraram-se mais ativas na segunda metade, mas as oportunidades claras de golo foram escassas. Ngal'ayel Mukau e Tiago Santos tentaram remates à baliza de Noah Atubolu, mas o guarda-redes do Friburgo esteve atento. Um momento crucial ocorreu aos 74 minutos, quando o médio visitante Maximilian Eggestein cometeu uma falta muito dura sobre Matías Fernández-Pardo e foi expulso com um cartão vermelho direto.

Com um jogador a mais, os anfitriões pressionaram e conseguiram um penálti na compensação. Fernández-Pardo esteve novamente envolvido, ao ser derrubado na área do Friburgo, e o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Olivier Giroud, que entrou em campo aos 82 minutos, não falhou da marca dos onze metros e garantiu a vitória da sua equipa.

Ainda assim, ambas as equipas podem estar satisfeitas com o resultado do jogo. O Lille qualificou-se para o play-off, terminando na 18.ª posição. O Friburgo, apesar de ter sofrido a sua primeira derrota na competição, terminou em 7.º lugar e não precisará de jogar o play-off, qualificando-se diretamente para os oitavos de final.

Tiago Gouveia derrotado

O Nice, de Tiago Gouveia, perdeu com o Ludogorets, que contou com Dinis Almeida, por 0-1, despedindo-se da UEFA Europa League no 33.º posto, com apenas três pontos. O conjunto búlgaro terminou em zona de play-off, com 10 pontos, e é um dos possíveis adversários de FC Porto e SC Braga caso chegue aos oitavos de final.