Paris 2024: Hifumi Abe revalida título em -66 kg, Keldiyorova brilha em -52 kg
O judoca japonês Hifumi Abe (-66 kg) saiu, este domingo, vitorioso da Champ-de-Mars Arena, onde conquistou o seu segundo título olímpico em Paris 2024. Abe estava invencível desde 2019 e manteve mesmo esse estatuto, numa categoria em que nenhum dos 27 inscritos alguma vez o tinha derrotado.
Na final, o japonês derrotou o brasileiro Willian Lima. Nos masculinos, o pódio ficou completo com os bronzes do líder mundial Denis Vieru (Moldávia), também ele impotente nas meias-finais com Abe, e de Gusman Kyrgyzbayev (Cazaquistão).
A alegria de Hifumi Abe contrastou com a tristeza da irmã, Uta Abe (-52 kg), também ela invencível desde 2019, caiu nos oitavos de final contra a uzbeque Diyora Keldiyorova e protagonizou uma das imagens do dia, após a derrota, ao chorar convulsivamente nos braços do seu treinador.
Por outro lado, Keldiyorova, só parou no primeiro lugar do pódio. A uzbeque teve argumentos para eliminar quem lhe apareceu no caminho, até à final com a kosovar Distria Krasniqi, que acabou por vencer. Os bronzes foram entregues à francesa Amandine Buchard e à brasileira Larissa Pimenta.