Otamendi
Otamendi - Foto: IMAGO

Jogo de alto risco para o capitão do Benfica

Otamendi chega ao momento mais importante da Liga dos Campeões pressionado pela disciplina. Se vir o cartão amarelo com o Nápoles, falhará Turim

O Benfica entra em campo esta quarta-feira, no Estádio da Luz, para defrontar o Nápoles, com a obrigação de atacar, atacar, atacar, e tentar chegar ao triunfo, pois será o único resultado que permitirá continuar a sonhar com a qualificação para a fase seguinte da UEFA Champions League, mas haverá muito mais em que pensar dentro da equipa de José Mourinho, mesmo em termos defensivos.

A 6.ª partida da fase de liga da competição não é um duelo qualquer, coloca as águias frente a frente com uma das melhores equipas do momento na Europa, ou não se tratasse do líder da Serie A, e todos os cuidados são poucos. Não obstante, há alguém entre os encarnados que não poderá jogar totalmente à vontade, como gosta, com a impetuosidade habitual e que até no contacto com o árbitro terá de ter cautelas suplementares.

Esse alguém dá pelo nome de Nicolás Otamendi, tem 37 anos, é defesa-central, é o capitão de equipa do Benfica e ainda não perdeu um minuto desta temporada europeia.

O argentino, porém, viu o cartão amarelo nos jogos com o Chelsea, em Londres, e Leverkusen, na Luz, e agora está em risco de castigo. Se for admoestado esta quarta-feira, então fica automaticamente a saber que falhará o compromisso de Turim, com a Juventus. Se conseguir evitar o amarelo nesta partida com os napolitanos, mantém o perigo a distância curta e fica em risco para a receção ao Real Madrid, adversário final do Benfica nesta fase de liga da prova milionária.

Otamendi fez 360 minutos nos quatro encontros da qualificação — Nice e Fenerbahçe — e mais 450 nos cinco duelos — Qarabag, Chelsea, Newcastle, Leverkusen e Ajax — da Liga dos Campeões, o que diz quase tudo em relação ao que representa para a equipa e para o treinador, José Mourinho, que tem gerido o setor defensivo, ora elegendo António Silva ora dando a vez a Tomás Araújo, mas mantendo quase sempre o capitão no onze.

Benfica, 2 - Juventus, 2
Benfica e Juventus vão defrontar-se na 7.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, a próxima ronda, portanto, e encontram-se para já em pé de igualdade: Otamendi e Lukebakio em risco de castigo nas águias, os defesas Cambiaso e Juan Cabal em perigo de exclusão nos italianos.

Otamendi, 37 anos, campeão do Mundo de seleções, é um veterano em qualquer palco e centenário na Liga dos Campeões, pelo que dispensará palavras de José Mourinho sobre o que deve ou não deve fazer. Mas parece bem evidente que o argentino não poderá jogar tão descontraído como gosta, pois o mínimo erro, uma abordagem menos ponderada a um lance, terá custos certamente elevados.

José Mourinho deve apostar na mesma equipa, ou praticamente a mesma, que entrou em campo com o Sporting, não sendo de prever qualquer tipo de poupança em relação a Otamendi. Seria enorme surpresa entrar em campo sem o argentino a liderar a equipa.