Os números absurdos de Erling Haaland com a camisola da Noruega
Erling Haaland fechou com chave de ouro a fase de apuramento para o Mundial 2026, bisando em Itália na vitória gorda da Noruega por 4-1. O avançado do Manchester City chegou assim aos 16 golos em apenas oito jogos nesta fase – média de dois golos por jogo!
Os registos atingidos pelo jogador ao serviço dos nórdicos são imensos e superam os números de qualquer jogador ao serviço da respetiva seleção no mundo.
Igualdade com Mbappé
Muitas vezes vistos como as novas figuras do futebol mundial após a era de domínio de Cristiano Ronaldo e de Lionel Messi, Haaland e Kylian Mbappé têm o mesmo número de golos pela respetiva seleção, mas com uma diferença de jogos gritante.
Tendo ambos 55 golos marcados, Mbappé chegou a esta marca após 94 internacionalizações. Já Haaland apenas precisou… de 48 internacionalizações, menos 46 jogos do que o avançado do Real Madrid.
Melhor marcador do mundo
Com o aproximar do fim de todas as fases de qualificação para o Mundial em todos os continentes, ninguém marcou mais do que os 16 golos apontados por Haaland nesta fase, sendo que há seleções que disputaram o dobro das partidas da Noruega.
Aliás, os segundos melhores marcadores da fase de apuramento na Europa tem metade dos golos de Haaland: Memphis Depay, Marko Arnautovic e Harry Kane – os dois primeiros ainda têm mais um encontro pela frente.
Consistência
Outro aspeto fulcral dos números de Haaland é a regularidade com que consegue encontrar o fundo das redes das balizas adversárias e isso esteve aos olhos de todos nesta fase de qualificação, na qual Haaland marcou em todos os oito jogos.
Nas primeiras quatro jornadas marcou um golo a Moldávia, Israel, Itália e Estónia, antes de explodir: cinco golos à Moldávia, seguido de um hat trick a Israel e dois golos marcados à Estónia e a Itália.
Noruega em alta
A influência de Erling Haaland na seleção da Noruega é enorme, tanto que é preciso recuar mais de um ano até encontrar o último encontro em que não marcou pela seleção: foi a 13 de outubro de 2024, numa goleada sofrida aos pés da Áustria (1-5) na Liga das Nações.
Desde então, Haaland participou em 11 jogos pela seleção, marcando em todos eles e totalizando 21 golos. A Noruega ganhou todos esses encontros, ao longo dos quais consumou a subida de divisão na Liga das Nações para a Liga A e, claro, o apuramento para o primeiro Mundial do país desde a edição de 1998.