Só faltava mesmo confirmar: Noruega vai ao Mundial, Itália passa pelo 'play-off'
A Itália entrou em San Siro com missão praticamente impossível. Tinha de vencer a Noruega por nove golos de diferença para conseguir chegar ao primeiro lugar do grupo I do apuramento para o Mundial 2026. Não foi isso que aconteceu, uma vez que a squadra azzurra... nem chegou à vitória: a Noruega ganhou por 4-1 e deu o último passo para confirmar a presença no Mundial 2026.
A primeira parte foi controlada pelos homens da casa. Muito mais bola, muito mais remates e, aos 11 minutos de jogo, já a vantagem era uma realidade. Francesco Pio Esposito soltou-se da marcação na área e rematou para o fundo das redes. Logo a equipa italiana foi buscar a bola, para recomeçar o jogo o mais depressa possível. Esposito foi quem mais perto esteve do segundo, mas cabeceou por cima da baliza de Nyland.
Esposito põe Itália na frente do marcador 💪#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Itália #Noruega pic.twitter.com/0fGxR62gpx
— sport tv (@sporttvportugal) November 16, 2025
Este ímpeto atacante, porém, não chegou para o segundo tempo. E se a tarefa já era difícil, mais difícil ficou quando, aos 63', Nusa progrediu, hesitou, voltou a ganhar espaço à defesa e, com um potente remate, fez o 1-1. As (já muito diminutas) esperanças transalpinas desvaneciam por completo e, por esta altura, ainda faltava... uma inevitabilidade.
Nusa faz o empate norueguês 🫡#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Itália #Noruega pic.twitter.com/M9LBY5ZqlZ
— sport tv (@sporttvportugal) November 16, 2025
A dois dias de fechar a qualificação europeia, três jogadores estão empatados no segundo lugar da lista de marcadores: Harry Kane, de Inglaterra, Memphis Depay, dos Países Baixos e Marko Arnautovic, da Áustria, faturaram em oito ocasiões nesta fase. Erling Haaland... fez 16 golos. Entrou para este jogo com 14 mas, no espaço de dois minutos, tratou de colocar o seu nome na ficha de marcadores, primeiro a passe de Oscar Bobb e, logo a seguir, servido por Thorsby. Ainda houve tempo para chegar ao 4-1 final, com golo de Strand Larsen que, curiosamente, havia acabado de entrar para o lugar... de Haaland.
Bis de Haaland para confirmar a reviravolta norueguesa em Milão 🥵#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Itália #Noruega pic.twitter.com/SwuHzI6U6p
— sport tv (@sporttvportugal) November 16, 2025
Oito jogos, oito vitórias para a Noruega. 37 golos marcados, mais do que qualquer outra seleção nesta fase — a Croácia e os Países Baixos, que vêm a seguir na lista de goleadores, ainda jogam esta terça-feira, mas marcaram 23 golos. Pela quarta vez na história, a Noruega vai estar num Mundial, o primeiro desde que marcou presença no torneio de 1998. A Itália, que já não joga um Campeonato do Mundo desde 2014, vai ter de passar pelo play-off.
O grupo ficou fechado com o embate entre Israel e Moldávia. Os moldavos ficaram reduzidos a 10 logo aos 18' e, três minutos depois, Turgeman fez o primeiro para os israelitas. Nicolaescu ainda empatou, mas golos de Revivo, Peretz e Baboglo na própria baliza deram a vitória à seleção da casa. Resultado final: 4-1.
Artigos Relacionados: