‘Operação Penálti’: Seis inquéritos a Benfica, FC Porto e Sporting, 120 arguidos e fraude superior a €228 milhões!

Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) confirmou que foram instaurados seis inquéritos a Sporting, Benfica e FC Porto no âmbito do processo ‘Operação Penálti’. Na sequência das buscas realizadas na semana passada foram constituídos, pelo menos, 120 arguidos.

Em causa estão suspeitas da prática de crimes de fraude fiscal qualificada, fraude contra a segurança social e branqueamento de capitais, ligadas com celebração ou renovação de contratos de trabalho desportivo entre 2014 e 2022, valores que podem ultrapassar os 228 milhões de euros.

Leia o comunicado na integra:

«Em complemento à informação prestada a 17 de maio de 2023 (ver notícia relacionada) e ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, alínea b), do Código de Processo Penal, informa-se:

Correm termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) seis inquéritos sobre a matéria respeitantes a Sporting C.P., S.L. e Benfica e F.C. Porto, dois relativos a cada um dos clubes.


Não é possível, neste momento, informar o valor global dos negócios em investigação, sendo que o mesmo será seguramente muito superior a 228 milhões de euros.


O número total de arguidos constituídos nos seis inquéritos é de cerca de 120.


Encontram-se ainda em investigação dois outros inquéritos por factos semelhantes relativos a outros clubes, mas com uma dimensão muito inferior.


No âmbito destes oito processos haviam já sido realizadas diligências a 4 de março de 2020 (…).

As investigações prosseguem, sujeitas a segredo de justiça, sob direção do DCIAP e a cargo da Unidade dos Grandes Contribuintes da Autoridade Tributária e Aduaneira, em estreita colaboração com a Direção de Serviços de Investigação de Fraude e de Ações Especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana.»