Oliveirense bate Sporting em Alvalade
A Oliveirense foi a Alvalade derrotar (74-82) o Sporting que há 10 jogos que não sabia o que era perder e ficou mais perto da Ovarense (4.º), surpreendida (73-74) em Ovar pelo Queluz (10.º), num momento em que todos os pontos contam com a aproximação do play-off e o respetivo ordenamento na classificação.
Lá na frente, o Benfica segue tranquilo depois de um triunfo convincente por 108-77 (28-17, 54-32,84-59, 108-77) na receção ao SC Braga e garantiu o primeiro lugar nesta fase. Os tetracampeões nacionais tiveram em Aaron Broussard o melhor marcador do encontro, com 21 pontos.
O FC Porto regressou ao Dragão Arena e aos bons resultados com um triunfo por 82-74 frente ao Galitos FC o que, aliado à derrota caseira da Ovarense, permitiu ascender ao terceiro posto da Liga Portuguesa. À 20.ª jornada, os portistas somam 35 pontos e continuam atrás dos rivais de Lisboa no topo da tabela classificativa.
A formação do Barreiro entrou melhor e obrigou Fernando Sá a pedir um desconto de tempo ainda antes do terceiro minuto (0-9). O cenário inverteu-se e um parcial de 11-2 repôs a igualdade no arranque de um primeiro período em que os atletas da casa foram mais eficazes no lançamento. Após os 40 minutos (20-16, 21-19, 21-17 e 23-22 ), o FC Porto venceu por 82-74 com Jonathan Dunn (19 pontos e 6 ressaltos) a ser o melhor.
Em Alvalade, uma exibição desinspirada e ineficaz ofensivamente nunca permitiu ao Sporting assumir o controlo do duelo, ao contrário da Oliveirense que, sem medo do leão, entrou cedo a mostrar ao que ia (5-13) e apesar da reação leonina fechou o primeiro período no comando (19-23).
A tentativa de virar o encontro dos leões (33-30) durou pouco e foi rapidamente inviabilizada pela Oliveirense melhor nos lançamentos exteriores e a capitalizar turnovers. Ao intervalo (33-41), os visitantes mostravam o seu domínio. E pouco mudou depois disso, apesar de uma última tentativa já perto do fim (68-72), mas a maturidade, acerto e qualidade da Oliveirense travaram a intenção dos leões e valeram a vitória.