Oficial: João Mário ruma à Grécia
O AEK anunciou esta sexta-feira a contratação de João Mário, médio internacional português de 32 anos, que chega à formação grega por empréstimo do Besiktas, válido até ao final da presente temporada, com o emblema de Atenas a desembolsar uma taxa de cedência.
Welcome to AEK FC, João Mário🟡⚫️#aekfc #transfers #J_Mário pic.twitter.com/oqQQZuEKwg
— AEK F.C. (@AEK_FC_OFFICIAL) September 12, 2025
Nascido no Porto, em 1993, João Mário iniciou a carreira nas camadas jovens do Sporting, clube onde se estreou como profissional aos 19 anos, tendo se destacado num empréstimo ao Vitória de Setúbal em 2013/14. De regresso a Alvalade, conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça em 2015 e foi chamado à Seleção Nacional por Fernando Santos, sendo peça importante no histórico triunfo de Portugal no Euro 2016.
Em 2016, transferiu-se para o Inter, clube pelo qual fez 69 jogos e quatro golos, passando ainda por empréstimos ao West Ham, Lokomotiv e, novamente, ao Sporting, onde ajudou os leões a reconquistar o título nacional em 2021, após 19 anos de espera.
Seguiu-se a aventura no Benfica, onde esteve durante três temporadas, conquistando o campeonato e a Supertaça em 2022/23. No último ano, João Mário foi emprestado ao Besiktas, onde realizou 45 jogos e marcou dez golos. O clube turco exerceu a opção de compra em junho, mas agora o médio ruma à Grécia para representar o AEK.
O emblema grego saudou a chegada do jogador nas redes sociais com uma mensagem calorosa: «João, bem-vindo à família AEK. Desejamos-te saúde e sucesso com a nossa equipa!»
No conjunto grego, encontra o compatriota Filipe Relvas, assim como o ex-FC Porto Marko Grujic, o ex-Benfica e Real Madrid Luka Jovic e o ex-Manchester United Anthony Martial.