Oficial: Gyokeres, Dahl e a Suécia têm novo selecionador
Graham Potter inicia um novo capítulo na sua carreira de treinador, assumindo oficialmente o comando da Seleção Nacional da Suécia, conforme anunciado pela federação do país nórdico.
Graham Potter är herrlandslagets nya förbundskapten 🇸🇪
— Svensk Fotboll (@svenskfotboll) October 20, 2025
🗞️ https://t.co/Xevu92RlZG pic.twitter.com/0zHiSg2o1X
O principal objetivo de Potter é qualificar a Suécia para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026. Conforme especificado no comunicado, o seu contrato prevê a sua presença no banco durante a fase de qualificação, e em caso de sucesso e garantia do apuramento para o Mundial, a colaboração será automaticamente estendida até à conclusão da competição.
«Sinto-me muito honrado com esta oportunidade, mas também extremamente inspirado. A Suécia tem futebolistas fantásticos que jogam nas principais ligas do mundo. O meu trabalho é criar as condições para que a equipa atue ao mais alto nível e se qualifique para o Mundial», declarou Potter ao site da Federação.
O técnico de 49 anos regressa aos bancos após o fim da sua colaboração com o West Ham, e recorde-se que já passou por Brighton e Chelsea, assumindo pela primeira vez na sua carreira uma seleção nacional.
Potter volta também à Suécia, onde, no início da carreira, treinou o Ostersund durante sete anos, de 2011 a 2018. O bom trabalho e a aplicação de técnicas inovadoras para garantir a coesão do grupo, valeram-lhe no país elevado grau de reconhecimento, que chegou depois a Gales e ao Swansea, onde prosseguiu a carreira.
Artigos Relacionados: