O que é que Rodrigo Mora, Quenda e Yamal têm em comum?
Rodrigo Mora e Geovany Quenda estão entre os jogadores que demonstram que a juventude também é uma virtude. Os dois prodígios de FC Porto e de Sporting ocupam o sétimo e o décimo lugar, respetivamente, no mais recente estudo do Observatório do futebol (CIES) que elenca os dez jovens nascidos de 2007 em diante com mais partidas disputadas em competições seniores.
5⃣0⃣0⃣th @CIES_Football ⚽️ Weekly Post 🎉 now available with rankings of most experienced youngsters 🌱 #LamineYamal 🇪🇸 at the 🔝 for players born in 2007 or after with 1⃣1⃣7⃣ official senior games, on average 59.7 per year since his senior debut almost two years ago 😮#Cubarsi… pic.twitter.com/AUV5xW042V
— CIES Football Obs (@CIES_Football) April 16, 2025
Aos 27 jogos disputados pela equipa principal do FC Porto, Rodrigo Mora soma 34 ao serviço da B e duas internacionalizações pela Seleção sub-21. Recorde-se que o criativo tornou-se no jogador mais novo a disputar uma partida da Liga 2, quando se estreou pelo conjunto secundário dos dragões com apenas 15 anos, a 15 de janeiro de 2023, frente ao Tondela (1-1).
Aos 17 anos, Mora é já a principal figura da equipa principal do FC Porto, com seis golos marcados e três assistências esta época.
Quatro jogos e três posições abaixo de Mora, encontra-se Geovany Quenda, com 59 partidas disputadas em competições seniores, nove delas pela equipa B do Sporting, na temporada passada.
Menos de dez jogos na Liga 3 foram suficientes para convencer Ruben Amorim, que apostou em Quenda na ala direita dos leões desde o início da presente temporada. 48 partidas e nove contribuições para golo depois, o extremo é uma das principais promessas do futebol português, já reservada pelo Chelsea, clube que vai representar a partir de 2026/27.
O relatório do CIES é liderado por dois jovens do Barcelona: Lamine Yamal, com 117 (!!) jogos, e Pau Cubarsí, com 93. O extremo espanhol estreou-se ainda com 15 anos, aos 16 liderou a Espanha até à Conquista do Campeonato da Europa e aos 17 já está entre os melhores da posição — já marcou 14 golos e deu a marcar 18.
O médio finlandês do Djurgarden Matias Siltaten fecha o pódio com 74 partidas disputadas como sénior.