Jovem do FC Porto, agenciado pela Gestifute, de Jorge Mendes, começa a ser apontado ao PSG

O que é que Rodrigo Mora, Quenda e Yamal têm em comum?

Prodígios do FC Porto e do Sporting incluem lista dos dez jogadores nascidos de 2007 em diante com mais jogos disputados em competições seniores, encabeçada pelo extremo do Barcelona, segundo estudo do CIES

Rodrigo Mora e Geovany Quenda estão entre os jogadores que demonstram que a juventude também é uma virtude. Os dois prodígios de FC Porto e de Sporting ocupam o sétimo e o décimo lugar, respetivamente, no mais recente estudo do Observatório do futebol (CIES) que elenca os dez jovens nascidos de 2007 em diante com mais partidas disputadas em competições seniores.

Aos 27 jogos disputados pela equipa principal do FC Porto, Rodrigo Mora soma 34 ao serviço da B e duas internacionalizações pela Seleção sub-21. Recorde-se que o criativo tornou-se no jogador mais novo a disputar uma partida da Liga 2, quando se estreou pelo conjunto secundário dos dragões com apenas 15 anos, a 15 de janeiro de 2023, frente ao Tondela (1-1).

Aos 17 anos, Mora é já a principal figura da equipa principal do FC Porto, com seis golos marcados e três assistências esta época.

Quatro jogos e três posições abaixo de Mora, encontra-se Geovany Quenda, com 59 partidas disputadas em competições seniores, nove delas pela equipa B do Sporting, na temporada passada.

Menos de dez jogos na Liga 3 foram suficientes para convencer Ruben Amorim, que apostou em Quenda na ala direita dos leões desde o início da presente temporada. 48 partidas e nove contribuições para golo depois, o extremo é uma das principais promessas do futebol português, já reservada pelo Chelsea, clube que vai representar a partir de 2026/27.

O relatório do CIES é liderado por dois jovens do Barcelona: Lamine Yamal, com 117 (!!) jogos, e Pau Cubarsí, com 93. O extremo espanhol estreou-se ainda com 15 anos, aos 16 liderou a Espanha até à Conquista do Campeonato da Europa e aos 17 já está entre os melhores da posição — já marcou 14 golos e deu a marcar 18.

O médio finlandês do Djurgarden Matias Siltaten fecha o pódio com 74 partidas disputadas como sénior.

Destaque ainda para as presenças de Estêvão, lançado por Abel Ferreira no Palmeiras em 2023, e já reservado pelo Chelsea, e Konstantinos Karetsas que, na última pausa competitiva para compromissos para as seleções tornou-se no jogador mais novo de sempre a marcar pela Grécia.