O que é feito do jogador que Messi substituiu na inauguração do Estádio do Dragão?
A poucas horas do FC Porto defrontar o Inter Miami de Lionel Messi e companhia, recordamos a primeira vez que o argentino defrontou o clube português, precisamente na sua estreia pelo Barcelona e, curiosamente, no jogo da inauguração do Estádio do Dragão, com ainda 16 anos, quatro meses e 23 dias.
Esse encontro aconteceu a 16 de novembro de 2003 e foi um particular que terminou com a vitória dos dragões, de José Mourinho, por 2-0, graças aos golos de Derlei (55'), de grande penalidade, e de Hugo Almeida (68'). Nessa partida, o destaque - embora não se soubesse na altura - foi claramente para o primeiro jogo de Messi pelos catalães, tendo entrado ao minuto 74 para o lugar de Fernando Navarro.
Nessa temporada, o espanhol formado na Catalunha acabou por ser emprestado ao Albacete, depois de realizar a primeira época na equipa principal, regressando ao clube na época seguinte, mas acabou por ser vendido ao Maiorca. Depois de três boas épocas, rumou ao Sevilha e ficou lá entre 2008 e 2015, acabando por se reformar do futebol no Deportivo, em 2018.
Mas o que é feito do jogador que Messi substituiu na inauguração do Estádio do Dragão? Ora bem, depois da sua carreira de futebolista, Navarro regressou ao Sevilha para se tornar Coordenador Geral. Durante cinco temporadas cumpriu esse cargo, mas saiu no final da época passada (2023/24), estando atualmente sem funções.
O ex-defesa de 42 anos tem uma carreira totalmente feita em Espanha e chegou à seleção nacional, tendo estado envolvido na conquista do Euro 2008. A nível de clube, conquistou a LaLiga pelo Barça, em 2004/05, e ainda a Taça do Rei de Espanha em 2009/10 pelo Sevilha, mas o destaque vai para as duas UEFA Europa League precisamente ao serviço dos rojiblancos.