Sete anos de vida: FC Porto defronta a equipa mais nova no Mundial de Clubes
Durante o Mundial de Clubes o jornal A BOLA conta-lhe, diariamente, uma curiosidade relacionada com um dos clubes participantes na primeira edição desta nova versão da prova.
29 de janeiro de 2018. Foi essa a data de fundação do Inter Miami, numa iniciativa liderada por David Beckham, ex-futebolista inglês, apesar do primeiro jogo oficial ter sido realizado apenas a 1 de março de 2020 - derrota por 0-1 diante do LA FC. Com apenas sete anos e meio de vida, o clube norte-americano é o mais novo dos 32 presentes neste Mundial de Clubes 2025.
De facto, só há cinco clubes que nasceram este século e três deles são precisamente dos EUA, onde se realiza este torneio em 2025. O Los Angeles FC - que substituiu o León do México, desqualificado pela FIFA por não cumprir o critério relativo à propriedade de vários clubes, já que tem o mesmo dono que o Pachuca - foi criado a 30 de outubro de 2014 e o Seattle Sounders a 13 de novembro de 2007.
A seguir na lista está o Salzburgo, a única equipa austríaca na competição e a única europeia nesta lista. A formação da Red Bull foi fundada a 6 de abril de 2005, completando, portanto, recentemente 20 anos. Por fim, temos os neozelandeses do Auckland City, adversários do Benfica, que começaram a sua aventura a 6 de fevereiro de 2004.
O Inter Miami, orientado por Javier Mascherano, estreia-se na competição e logo num grupo composto por FC Porto, Al Ahly e Palmeiras, de Abel Ferreira. Porém, ao contrário das restantes equipas, chegou a esta fase por ter sido primeiro classificado na fase regular da MLS - acabando eliminado na primeira ronda do play-off - e não por conquistar uma competição internacional, ou sequer devido ao seu ranking nos últimos quatro anos.
Sem surpresas, Lionel Messi é a principal figura do emblema norte-americano, apesar de contar com a presença de outros antigos colegas do Barcelona - Luis Suárez, Sergio Busquets e Jordi Alba. O argentino chegou apenas há dois anos, no verão de 2023, proveniente do PSG, a custo zero, mas já se tornou no melhor marcador e melhor assistente na história do clube, com 49 golos.
Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa