Martín Anselmi fez a antevisão ao duelo com o Inter Miami (Foto: FC Porto)
Martín Anselmi fez a antevisão ao duelo com o Inter Miami (Foto: FC Porto)

Messi, análise ao Inter Miami e as contas do grupo: o que disse Anselmi

Treinador do FC Porto projetou encontro com o conjunto norte-americano, relativo à 2.ª jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes

ATLANTA - Martín Anselmi projetou o duelo desta quinta-feira entre FC Porto e Inter Miami, da 2.ª jornada do Mundial de Clubes, que irá jogar-se no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. Devido a um atraso no voo da comitiva azul e branca, a conferência de imprensa começou apenas às 21 horas locais (2h00 em Portugal continental).

Análise ao Inter Miami

«Vamos defrontar uma equipa que gosta de ter a bola, tem jogadores que fazem magia dentro de campo. O Messi tem uma trajetória impressionante e se o deixarmos ter bola, sabe como nos criar problemas. Temos de controlar o jogo através do nosso posicionamento com bola. Quando não a tivermos, temos de a recuperar o mais rápido possível. Temos de ser intensos e agressivos sem a bola, só assim podemos pensar em olhar para a frente e conquistar os três pontos. A essência do FC Porto é ser protagonista e é isso que queremos ser.»

Enfrentar Messi pela primeira vez

«Sempre pensei no dia em que teria de preparar um jogo contra Messi. Jogadores como ele, quanto menos tiverem a bola, menos problemas te podem criar. Poder defrontá-lo como treinador é mais um desafio e também um motivo para celebrar esta profissão. A nós, argentinos, o Messi deu muitas alegrias, mas neste momento é jogador do Inter Miami e temos de o marcar bem, não podemos permitir que a bola passe por ele. Isso deixa-nos mais perto de ganhar.»

Argentinos do Inter Miami

«Tanto o Mascherano como o Mustari conheço pela trajetória que têm e tiveram, mas não os conheço pessoalmente. É uma equipa que tem uma boa circulação de bola e nosso trabalho tem de passar por evitar essa circulação.»

FC Porto de Martín Anselmi

«Há muitas facetas do jogo que já falámos, mas vamo-nos tornando na equipa que queremos ser. O Palmeiras fez 38 cruzamentos contra nós e soubemos defendê-los. É um trabalho que não começou esta semana. Cada rival cria problemas diferentes, é verdade, por isso há diferentes formas de defender. Todas essas coisas se preparam, mas temos a nossa essência. Sabemos o que fazemos e queremos ganhar. Gostamos de ser uma equipa inteligente e de planificar bem cada jogo. Sabemos como queremos atacar, mas como vamos atacar é o nosso rival que nos vai dizer.»

Contas do grupo A

«Num formato como este, com três jogos, todos os jogos são importantes. Neste momento, o jogo de hoje é o mais importante porque é o próximo. Gostamos de nos focar no presente, que é o jogo com o Inter Miami.»

Alguns resultados causaram surpresa neste Mundial de Clubes

«No futebol são 11 contra 11 e para se ser mais forte há que mostrá-lo no campo. A verdade é que as equipas mais fortes no papel não se estão a impor de forma categórica, salvo algumas exceções. Não se pode subestimar nenhum rival, sabemos quais são os nossos pontos fortes, o símbolo que representamos e a nossa história.»

Equilíbrio entre equipas sul-americanas e europeias

«As equipas sul-americanas são sempre competitivas e têm fome de competir até ao fim, nunca dão uma jogada ou um jogo como perdido. São equipas grandes, com muita história e títulos importantes. As equipas europeias estão a acusar a paragem no calendário. Vai ser uma 2.ª jornada muito interessante.»

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Sugestão de vídeo