Hans-Jorg Butt ao serviço do Bayer Leverkusen (Imago)
Hans-Jorg Butt ao serviço do Bayer Leverkusen (Imago)

O guarda-redes ex-Benfica que marcou três golos sempre contra a mesma equipa

Hans-Jorg Butt marcou três golos contra a Juventus. Sempre de penálti, sempre na UEFA Champions League e por três clubes diferentes

No mundo do futebol, guarda-redes são sinónimo de segurança, de defesas espetaculares, de muralhas humanas que impedem os golos. Mas Hans-Jorg Butt fugiu um pouco à norma. Não só defendia com eficácia como também... marcava.

E fez história ao concretizar um feito absolutamente único: marcou três golos à Juventus na UEFA Champions League, sempre de penálti, por três clubes diferentes.

Este feito insólito e fascinante teve o seu primeiro capítulo em 2000, quando Butt vestia a camisola do Hamburgo. Na fase de grupos da prova milionária, frente à poderosa Juventus, com o gigante Edwin van der Sar na baliza, o alemão subiu no relvado para bater uma grande penalidade, aos 72'. E marcou. O momento foi tão inesperado quanto histórico, já que Butt se tornou no primeiro guardião a marcar na Champions. Foi a primeira marca nesta ligação improvável com o clube de Turim.

Butt atuou no Hamburgo entre 1997 e 2001 (Imago)

O tempo passou, mas a história estava longe de terminar. Já ao serviço do Bayer Leverkusen, em 2002, o guarda-redes voltou a encontrar a formação bianconeri nas noites europeias... e voltou a marcar. Mais uma grande penalidade, mais um golo de Butt, que demonstrava uma impressionante frieza na execução dos castigos máximos, qualidade que poucos guarda-redes tiveram ao longo da história. Desta vez, a vítima foi o lendário guardião italiano Gianluigi Buffon.

O capitulo final desta trilogia aconteceu em 2009, quando Butt estava no Bayern de Munique, depois de uma passagem fugaz pelo Benfica, em 2007/08. O adversário? Novamente a Juventus. O guarda-redes adversário? Novamente Gianluigi Buffon. Mas o gigante transalpino voltou a não ser obstáculo para a eficácia de Butt. Com a mesma calma de sempre, apontou o terceiro golo da sua série pessoal contra o colosso italiano.

Butt esteve quatro temporadas no Bayern, entre 2008 e 2012 (Imago)

Três golos na UEFA Champions League, três grandes penalidades, três camisolas diferentes, sempre frente ao mesmo adversário. A Juventus foi, sem dúvida, a «vítima favorita» de um guarda-redes que, com um talento especial para os penáltis, deixou uma marca eterna na história da maior competição de clubes a nível mundial.

Hans-Jorg Butt terminou a carreira com 36 golos marcados, a maioria deles dos 11 metros, colocando-o entre os guarda-redes mais goleadores da história do futebol. Além disso, o alemão a postura serena, capacidade de assumir responsabilidade e o sangue-frio nos momentos de pressão tornaram-no numa figura única.

Butt somou quatro internacionalizações pela Alemanha (Imago)

No futebol, são raros os casos em que um guarda-redes é lembrado tanto pelos golos que sofreu... como pelos que marcou. E nesse grupo restrito, Hans-Jorg Butt ocupa lugar de destaque, com a Juventus a carregar, para sempre, as cicatrizes desta história improvável.

Butt no Benfica

Artigo originalmente publicado em agosto de 2025