Nuno Gomes avisa Barcelona: «Benfica derrotou Mónaco e Juventus fora de casa»
Nuno Gomes perspetivou o duelo entre Benfica e Barcelona, agendado para as 17.45 horas de terça-feira, a contar para a segunda mão dos oitavos de final da UEFA Champions League. Na Luz, os blaugrana derrotaram os encarnados, por 1-0, com golo de Raphinha.
«O resultado do jogo em Lisboa deixou a eliminatória em aberto para o encontro em Barcelona. O Barcelona tem vantagem, mas o Benfica pode marcar na terça-feira. Será um jogo difícil para o Benfica, mas já mostrou este ano que pode marcar golos ao Barcelona. Terão de fazer um jogo a roçar a perfeição, porque têm de marcar para ter hipóteses de passar à próxima fase, mas sabem que não podem expor-se em demasia. O Barcelona tem jogadores muito fortes no ataque que podem causar danos», referiu, em entrevista ao Mundo Deportivo.
«O Benfica tem jogadores que podem decidir individualmente, excluindo o jogo em Lisboa, o Benfica marca quase sempre. Recentemente, o Benfica ganhou ao Mónaco e à Juventus fora de casa. Por outro lado, sofreram golos em momentos de falta de concentração de alguns jogadores», acrescentou.
Álvaro Carreras viu amarelo em Lisboa e falha a segunda mão.
«Lamine Yamal é um excelente jogador e um dos mais perigosos do Barcelona. Carreras é, sem dúvida, uma baixa importante para o Benfica e veremos a solução que Bruno Lage vai encontrar para esta ausência. Creio que Dahl pode jogar, algum médio, como o Aursnes, ou até o Tomás Araújo, que é um central que tem jogado a lateral-direito», referiu o ex-Benfica e antigo internacional português.
Nuno Gomes deixou elogios a Pedri e Olmo e destacou Lewandowski.
«Gosto muito de Pedri e Dani Olmo pela facilidade com que jogam. São muito inteligentes na sua forma de pensar o jogo. Claro que Lamine Yamal é uma estrela e também gosto dele. Lewandowski? Nos últimos anos poucos marcaram tantos golos como ele. É um goleador e faz quase tudo bem. É um exemplo de profissionalismo para os mais jovens e um dos maiores goleadores do futebol mundial», atirou.
Questionado sobre que clube gostaria que vencesse a UEFA Champions League, Nuno Gomes apontou: «Se não for o Benfica, para mim pode ser qualquer um. Há candidatos crónicos, o vencedor do Atlético Madrid-Real Madrid, Liverpool-PSG... se acrescentarmos o Bayern e o vencedor o Barcelona-Benfica, creio que será um destes. Mas estão logo a seguir o Inter e o Arsenal, assim que não tenho um favorito.»
O Barcelona está a lidar com a notícia dramática da morte do médico Carles Miñarro, que trabalhava com a equipa de futebol profissional: «É muito triste o que aconteceu, gostaria de aproveitar a oportunidade para enviar um abraço à família, as minhas mais sinceras condolências. Os jogadores ficarão afetados pelo que aconteceu, mas penso que queriam vencer o jogo para prestar homenagem a uma pessoa muito querida para eles.»
Nuno Gomes falou ainda de Deco, atual diretor desportivo do Barcelona e antigo companheiro na Seleção Nacional: «Foi um dos melhores jogadores com quem joguei. Um craque, uma estrela e um amigo que o futebol me deu. Não preciso de lhe dar conselhos sobre os jogadores portugueses, porque sei que ele está sempre por dentro de tudo, é um grande profissional que faz um ótimo trabalho.»