Novo recorde do mundo feminino de onda surfada

Australiana vê confirmado máximo que obteve em janeiro, no Havai, para uma onda a partir da remada

«Sabia que [a onda] era grande quando remei, mas quando me meti em pé e olhei para baixo, percebi que era decididamente a maior onda que já tinha apanhado», contou Laura Enever, de 31 anos, através de um comunicado emitido pela sua agência, sobre o seu novo recorde mundial feminino da maior onda apanhada na remada em Outer Reef, Oahu, no Havai. 

Onda que agora foi confirmado ter atingido os 13,30 m e que acontecera a 22 de janeiro deste ano. Para trás fica o registo da brasileira Andrea Moller (12,80m), que datava de 2016 e também havia acontecido no Havai, mas em Maui.

Este é um recorde em que não existe a assistência de mota de água, como a acontece nas ondas gigantes da Nazaré e que foi confirmado pela Liga Mundial de Surf (WSL). A australiana, de 31 anos e ex-campeã mundial júnior em 2009, competiu durante sete anos e chegou a figurar no top 10 da elite mundial.

O máximo da maior onda surfada com auxílio de moto de água, 22,40 m, pertence à brasileira Maya Gabeira desde 2020 e foi alcançado na Praia do Norte, na Nazaré.