Novato substitui Ocon na primeira sessão de treinos do GP de Canadá
Jack Doohan vai substituir Esteban Ocon, na Alpine, para a primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio (GP) do Canadá, que se realiza no Circuito Gilles-Villeneuve entre 7 e 9 de junho.
«Estou grato à equipa pela oportunidade de ter mais tempo de pista e também de me familiarizar com os carros de 2024 no início da época. Isto também vai ajudar no trabalho que estou a fazer no simulador, especialmente nas rondas europeias», disse o piloto australiano ao site oficial da Alpine.
Jack will be stepping into the A524 for FP1 in Montréal as part of his rookie duties 🇨🇦
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) June 5, 2024
Behind the scenes Jack has been putting in many hours in the simulator back at Enstone, and so this will enhance the feedback for the whole team going forward.
Read more in our Race Preview
A decisão surge ainda na ressaca da polémica que envolveu o francês e o colega de equipa, Pierre Gasly, no GP do Mónaco - quando Ocon tentou uma manobra de ultrapassagem que colocou em risco a continuação dos dois pilotos na prova - e também da saída do gaulês do construtor.
O diretor de equipa, Bruno Famin tinha prometido consequências, contudo a decisão de dar o lugar a Jack Doohan também pode ser justificada pelos regulamentos da Fórmula 1, que exigem que um novato - piloto que tenha participado em dois ou menos GP - participe numa destas sessões por duas vezes ao longo da temporada.
O australiano de 21 anos já competiu por dois anos na Fórmula 3, cujo melhor resultado foi o 2.º na época de 2021 e que lhe valeu promoção à Fórmula 2. Nessa competição, chegou ao 3.º posto, em 2023, ganhando três corridas às quais juntou outros cinco pódios. Na Alpine, cumpre a função de piloto de reserva desde 2023.