Fabio Quartararo - Foto: IMAGO
Fabio Quartararo - Foto: IMAGO

Bomba de mercado no MotoGP: Quartararo troca Yamaha pela Honda

Campeão mundial de 2021 assinou contrato de dois anos

A primeira bomba de mercado no MotoGP para a temporada de 2027 está aí, com o campeão mundial de 2021, Fabio Quartararo, a assinar um contrato de dois anos com a Honda.

A informação é do motorsport.com e, caso se confirme, significará a separação de Quartararo do outro fabricante japonês, a Yamaha, pelo qual compete desde a sua estreia na categoria rainha em 2019. Inicialmente, o francês fez parte da equipa satélite da Petronas e, em 2021, passou para a equipa de fábrica, conquistando o título mundial.

No entanto, seguiu-se um declínio por parte da Yamaha, que não vence uma corrida desde meados da temporada de 2022. Durante todo este tempo, Quartararo não poupou críticas à sua equipa pela falta de progresso, mesmo após o desenvolvimento da nova moto V4.

Parece, contudo, que nem esses esforços da Yamaha foram suficientes para convencer Quartararo a permanecer na equipa após o final da temporada de 2026. A sua transferência para a Honda significará que ou Joan Mir ou Luca Marini terão de procurar uma nova equipa para o próximo ano.

Por enquanto, há opções, já que grande parte dos pilotos da categoria rainha tem contratos a expirar no final da próxima temporada. As previsões iniciais já indicavam que Quartararo seria uma das peças-chave no mercado de pilotos do MotoGP, que todos esperavam que explodisse logo no início de 2026, o que de facto aconteceu.