Norris aguenta pressão de Piastri e vence GP da Áustria
Depois de partir em primeiro e ceder momentaneamente a liderança ao colega de equipa, nas idas às boxes, Lando Norris coroou fim de semana perfeito com vitória no GP da Áustria. Com a vitória, a sua terceira desde o início da temporada, Norris reduziu em sete pontos a diferença para Oscar Piastri na luta pelo título mundial.
A corrida começou atribulada, com Carlos Sainz a ficar fora de prova ainda antes dos semáforos verdes: o Williams não arrancou na volta de formação e quando se preparava para partir das boxes, o carro pegou fogo.
No arranque, Max Verstappen levou um toque de Kimmi Antonellli e os dois ficaram de imediato fora de prova. Mais importante, Piastri passa Leclerc, lançando um duelo entre os dois McLaren.
À 20.ª volta começaram as paragens e sucessivas mudanças breves de líder ao longo de 7 voltas. Norris foi às boxes, deixando a liderança a Piastri, algo que tinha ocorrido de forma breve na volta 11, quando o australiano atacou. Norris voltou em quarto, mas depois de o companheiro de equipa, Leclerc e Hamilton também fazerem paragens, recuperou a liderança na volta 27.
A partir daí, a diferença entre os dois chegou a ser de seis segundos, sensivelmente a meio da prova, mas Piastri foi progessivamente fechado a diferença e na volta 41 rodava abaixo dos 3 segundos.
Restava saber se nova paragem nas boxes estava prevista ou ia ter influência na classificação, com Norris a parar à volta 54 e Piastri logo a seguir. No entanto, ambas decorreram quase sem problemas – Piastri foi atrapalhado por Colapinto – e a dez voltas do fim a diferença era de 2,5 segundos.
O australiano conseguiu estar abaixo dos 2 segundos perto do final, mas Norris acabou por aguentar.
Nota ainda para Fernando Alonso e Gabriel Bortoleto - que têm uma relação pessoal de mentoria e agenciamento - que tiveram um duelo muito próprio pelo sétimo lugar no final. O espanhol aguentou e o brasileiro alcançou os primeiros pontos na F1 - por isso mesmo o veterano foi ao carro do rookie cumprimentá-lo e trocaram um abraço.
Lando Norris comentou assim a vitória: «Foi uma corrida dura, a acelarar a prova inteira. Muito calor, cansativo, mas a dobradinha era o que queríamos para a equipa, estou muito feliz. Tivemos uma grande batalha, o Oscar esteve bem, foi bom para todos.»
(atualizado às 16h10)