João Moutinho controla a bola perante a oposição de Luís Coentrão durante o Gil Vicente-Sporting da Liga 2004/2005 realizado a 23 de janeiro de 2005 em Barcelos
João Moutinho jogou na equipa principal do Sporting de 2004 a 2010 (Foto: A BOLA)

Neste dia em 2008: João Moutinho de «corpo e alma no Sporting»

A BOLA de 3 de agosto de 2008 (há 17 anos, portanto) deu destaque a uma jura de amor do médio leonino ao clube (sendo que dois anos depois assinou pelo FC Porto)

Natural do Barreiro, onde nasceu a 8 de setembro de 1986 (tem, portanto, 38 anos), João Moutinho começou a dar os primeiros pontapés na bola no Portimonense (aos 10 anos) e de lá saiu para o Sporting em 2000, caminhava então para os 14 anos. Fez parte da formação de leão ao peito e no clube de Alvalade ficou até 2010, quando assinou pelo... FC Porto. Mas, dois anos antes, já tinha ameaçado abandonar o barco quando disse que queria sair e rumar a outras paragens, no caso concreto ao Everton (Inglaterra).

«Estou de corpo e alma no Sporting», declarou o médio a A BOLA depois do empate a um golo frente ao PSV, jogo particular que dividiu os simpatizantes leoninos: uns assobiaram, outros aplaudiram o então capitão. Ficou, disse que era o mesmo Moutinho de sempre, mas dois anos depois assinou pelo FC Porto, gesto que não caiu nada bem junto da massa associativa dos leões. Maçã podre foi uma (das muitas) alcunhas para o traidor (eis outra) João Moutinho.

Sugestão de vídeo: