Nelson Oliveira volta a ser capitão da Movistar no Tour: «Fruto destes anos de bons trabalhos»
Nelson Oliveira vai participar pela nona vez na Volta a França e a terceira consecutiva. A equipa espanhola Movistar anunciou esta segunda-feira a formação para o Tour com o experiente corredor português, que iniciará aos 36 anos a 22.ª grande Volta do seu palmarés.
Confiança que se repete no bairradino, cuja experiência, capacidade de liderança e talento em dez temporadas ao serviço da equipa elevam-no ao estatuto de capitão de estrada. Nelson Oliveira continua a merecer a confiança de diretores desportivos e, em especial, do chefe de fila Enric Mas, que à imagem dos antecessores, Alejandro Valverde e Nairo Quintana, considera-o elemento indispensável à estrutura nas três grandes Voltas.
O português considera o crédito pessoal deve-se à longevidade nos bons serviços prestados em prol do coletivo. «A confiança da equipa em mim deve-se trabalho que tenho vindo a fazer todos os anos, pela consistência e por certo também pelo valor que acrescento, dentro das minhas possibilidades», declarou Nelson Oliveira a A Bola, a menos de uma semana do arranque da Grande Boucle.
No comunicado em que revelou o octeto para a 112.ª edição do Tour, que arranca no sábado, em Lille, e termina em 27 de julho, em Paris, a Movistar destacou a sétima participação consecutiva de Enric Mas, que tem como melhor resultado o quinto lugar em 2020. «O maiorquino estará rodeado de um conjunto de ciclistas, jovens e experientes, que acrescentarão valor à equipa e procurarão as suas oportunidades na corrida», descreve-se na nota da equipa da telefónica espanhola, em que Nelson Oliveira é apresentado como «um dos mais experientes» corredores do elenco.
A preparação para uma grande Volta é uma coisa já normal para o corredor natural de Vilarinho do Bairro, Anadia, que se considera em boa forma para enfrentar mais um Tour. «Fizemos um estágio em altitude antes da Volta à Suíça, que correu muito bem, e depois competimos nessa prova de uma semana em que ultimámos os pormenores para estarmos o melhor possível no Tour. Correu como o planeado, embora tivesse tido alguns dias adoentado com problemas gástricos após a Volta à Suíça, mas estou recuperado para sábado», referiu Nelson Oliveira.
💛 Nuestra 43ª participación en @LeTour: ¡Os presentamos la alineación para el #TDF2025!
— Movistar Team (@Movistar_Team) June 30, 2025
🇫🇷 Nos vemos en Lille el jueves.
Noticia ampliada: https://t.co/8Ah1WjgXlQ#RodamosJuntos I @movistar_es pic.twitter.com/mdsQBEjBo5
A seleção da Movistar para o Tour completa-se com o recém-consagrado campeão espanhol de fundo, Ivan Romeo, que fará a estreia na corrida francesa, o compatriota Pablo Castrillo, que foi uma das revelações da Vuelta 2024 ao vencer duas etapas montanhosas, que certamente tentará caçar etapas com perfil de relevo seletivo, enquanto o colombiano Einer Rubio, trepador que foi respetivamente 7.º e 8.º classificado nas últimas duas edições do Giro de Itália, será o principal apoio a Enric Mas nas montanhas.
Além de Nelson Oliveira, os dois corredores igualmente experientes, Gregor Muhlberger e Will Barta, complementam a escolta a Enric Mas durante as partes menos montanhosas das etapas, a que se juntará o velocista versátil Ivan Garcia Cortina.
«O objetivo da equipa é o top-10 com Enric Mas. Consideramos que é uma meta realista, porque o pódio é difícil com o leque de adversários que se apresentam à partida para esta edição», afirma o português, que não descarta um «objetivo secundário pessoal: tentar aproveitar qualquer oportunidade que possa surgir para vencer uma etapa».
Em final de contrato no final da temporada, Nelson Oliveira adianta desde já que estão a decorrer «boas conversações» com os responsáveis da equipa Movistar «para a continuidade durante, pelo menos, mais um ano».