Neemias Queta está de volta e vai jogar com a Islândia
Já não restam dúvidas: Neemias Queta está recuperado e vai jogar o Torneio Internacional de Braga.
«Estávamos mais inclinados para uma decisão, e já decidimos de outra maneira. Ele vai fazer os dois jogos, temos autorização para fazer os dois jogos, mas não ultrapassando os minutos, nos dois jogos, que poderia fazer num», confirmou o selecionador nacional.
Devido aos convénios com as equipas da Liga norte-americana (NBA), Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, tem minutos condicionados nos jogos de preparação e, assim, terá de ser gerido no torneio de Braga, sendo que a opção final vai para utilizá-lo nos dois jogos, limitado a 14/15 minutos por jogo.
«É isso que vamos respeitar. Complica um bocadinho, em termos da rotação da equipa e da gestão dessa rotação, mas tem a importância que tem. O importante é que no dia 27 nós todos, em particular o Neemias, estejamos a 100%», realçou Mário Gomes.
Fora das contas, para já, do técnico português está Anthony Silva, ainda a recuperar de lesão – fará ressonância magnética na segunda feira – e dispensado para poder assistir ao nascimento da filha.
Esta ausência, porém, não significa que o lote de 14 atletas, que terá de ser reduzido a 12 para o Eurobasket, já tenha encurtado. Até porque Mário Gomes quer aproveitar todos os momentos com todos os jogadores.
«Fui eu a sugerir que ele tivesse essa possibilidade de ficar em casa, junto da mãe e da filha - pois vai ser uma menina -, que, a partir de hoje, pode nascer em qualquer dia. Estaria sempre aqui com a cabeça lá e não fazia sentido. O basquetebol é muito importante, mas há coisas mais importantes na vida», lembrou. « Os 12 definitivos, se não houver nenhum azar, e eu espero que não haja, só mesmo na quinta-feira [dia 21], depois do treino que temos com o Sporting, em Sines», anunciou.
Esta quinta-feira realiza-se o encontro entre Islândia e Suécia na abertura do Torneio e os Linces entram em ação na sexta-feira.
«Estes jogos vão servir para ver em que patamar é que estamos em termos da resposta dos jogadores e da equipa, em que estado de forma é que estamos, vão colocar-nos problemas idênticos aos que vamos encontrar [na fase final]. É disso que nós precisamos nesta altura», justificou o técnico que quer tudo pronto para o Eurobasket, onde Portugal se estreia dia 27, com a Chéquia.
Neemias Queta, recolhe todas as atenções, mas o jogador dos Boston Celtics assume o discurso do grupo, já depois de ter assumido que sempre quis representar a Seleção. «Temos muitos anos juntos e, sem muito que pensar, acho que agora é uma questão de afinar detalhes para darmos o melhor e ao melhor nível no Europeu. Portugal, ao ficar tanto tempo sem ir ao Europeu, cria uma expectativa maior. Temos de criar um melhor ambiente, sabendo há quanto tempo não vamos. Temos de colocar Portugal no mapa. É uma vitamina extra», afirmou o poste de 2,13 metros.