Mehdi Taj é o presidente da Federação do Irão
Mehdi Taj é o presidente da Federação do Irão - Foto: IMAGO

Mundial: presidente da federação iraniana queixa-se da ausência de vistos

Faltam apenas 28 dias para o arranque da prova organizada pela FIFA

O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj, disse esta quinta-feira que ainda não foi emitido qualquer visto para que a seleção nacional do Irão possa deslocar-se aos Estados Unidos para participar no Mundial 2026.

«Teremos sexta-feira ou sábado uma reunião decisiva com a FIFA. Eles devem fornecer-nos garantias, pois o problema dos vistos ainda não foi resolvido», indicou o dirigente à agência Irna.

A presença do Irão na competição, a decorrer entre 11 de junho e 19 de julho, continua rodeada de incertezas desde o início da guerra no Médio Oriente no final de fevereiro, na sequência de ataques realizados pelos Estados Unidos e Israel contra aquela república islâmica.

A 11 de março, recorde-se, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse ter recebido garantias do presidente norte-americano, Donald Trump, de que o Irão terá permissão para entrar nos Estados Unidos.

«O Irão virá, isso é certo», declarou o líder máximo do organismo, cerca de um mês depois da confirmação dada por Trump, durante uma conferência económica organizada pela emissora norte-americana CNBC, em Washington.

De acordo com Taj, os jogadores terão de viajar até à capital turca, Ancara, para obter impressões digitais como parte do processo de visto. «Não temos nada a ver com a América. Qualificámo-nos para o Campeonato do Mundo e cabe à FIFA organizá-lo», afirmou.

O Irão realizou uma cerimónia de despedida da sua seleção nacional de futebol na quarta-feira, antes da sua partida para o Mundial, coorganizado em conjunto pelos Estados Unidos, México e Canadá. A Team Melli, que está sediada em Tucson, Arizona, vai defrontar Nova Zelândia, Bélgica e Egito no Grupo G.

A iniciar sessão com Google...