Iúri Leitão ficou longe das medalhas no Mundial de ominum (FPC)
Iúri Leitão ficou longe das medalhas no Mundial de ominum (FPC) - Foto: IMAGO

Mundiais de ciclismo: Iúri Leitão ganha bronze após prova confusa

Português tinha sido inicialmente dado como 7.º classificado

Iúri Leitão conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze na prova de scratch dos Mundiais de ciclismo de pista, em Santiago do Chile, após uma prova confusa, na qual foi inicialmente dado como 7.º classificado.

A prova arrancou com 40 minutos de atraso e o português terá sido o único a aperceber-se que tinham sido concluídas as 40 voltas previstas: mesmo sem ouvir o sino, sprintou depois daquela que seria a penúltima volta e depois levantou o braço em sinal de protesto para reclamar o fim — enquanto os restantes prosseguiram.

Inicialmente dado como sétimo classificado, foi depois retificado para sexto e, minutos depois, confirmado como terceiro, fechando o pódio. O alemão Moritz Augenstein foi campeão mundial, à frente do neerlandês Yanne Dorenbos.

«Primeiro, foi dada uma volta a mais do que aquilo que deveriam fazer e depois o Iúri foi prejudicado numa abordagem à volta final pelo movimento do belga [Jules Hesters] que o obrigou a subir na pista. Nessa volta, o Iúri passa em quarto lugar, mas, após a revisão da corrida pelos comissários, o belga foi relegado e nós fazemos terceiro lugar», disse o selecionador português, Gabriel Mendes, à agência Lusa.