Agate de Sousa, aqui em Berlim, no passado mês de julho
Agate de Sousa, aqui em Berlim, no passado mês de julho - Foto: IMAGO

Mundiais: Agate Sousa garante presença na final do salto em comprimento

Portuguesa conseguiu a marca de 6,81 metros na terceira tentativa

Agate Sousa assegurou este sábado a qualificação para a final do salto em comprimento dos Campeonatos do Mundo de atletismo, em Tóquio, ao alcançar a marca de 6,81 metros na terceira tentativa.

A atleta portuguesa de 25 anos, medalha de bronze nos Europeus de Roma2024, obteve o terceiro melhor registo da fase de apuramento, apenas superada pela norte-americana Tara Davis-Woodhall (6,88 metros) e pela francesa Hilary Kpatcha (6,85).

Sousa iniciou a prova com um salto nulo, respondeu depois com 6,67 metros — marca que já lhe garantia presença entre as finalistas — e fixou, na derradeira tentativa, um salto de 6,81 que lhe valeu a qualificação direta. A final está marcada para domingo, às 20h40 locais (12h40 em Lisboa).

«Não quero falar das minhas dores. Estou feliz, só estou focada em ter passado. Amanhã é deixar tudo na pista e dar o meu melhor», afirmou a atleta, citada pela Lusa, na zona mista, evitando aprofundar a questão física que a tem limitado esta época e que a levou a participar em poucas competições.

A saltadora admitiu, ainda assim, que a prova de qualificação funcionou como «um treino» importante para se adaptar ao ambiente do Estádio Nacional do Japão. «Na final, já não vou estranhar tanto», acrescentou, sublinhando que a presença entre as oito melhores será o objetivo para a estreia em Mundiais.

O melhor resultado português na disciplina continua a pertencer a Naide Gomes, que terminou em quarto lugar nas edições de Osaka2007 e Berlim2009.