Mudanças à vista na MLS? Donos de clubes votam novo calendário e formato
Os proprietários dos clubes da MLS vão decidir, através de uma votação, que tem lugar esta quinta-feira na Flórida, duas mudanças importantes nas operações e na estrutura do campeonato norte-americano, de acordo com o The Athletic.
Segundo a mesma fonte, salvo imprevistos de última hora e ainda faltando as discussões e acordos finais com a Associação de Jogadores da liga, o conselho dos donos da MLS estará preparado para oficializar uma mudança para um calendário outono-primavera, de modo a sincronizar a competição com as principais ligas europeias.
Além disso, refere a publicação, a liga provavelmente votará mudanças no formato da prova, sendo expectável que a MLS passe para um sistema de tabela única, em vez da atual divisão por duas conferências (Este e Oeste).
Apesar do otimismo em relação às alterações, existe também cautela entre os responsáveis da liga. Muitos proprietários pretendem que estas mudanças entrem em vigor já em 2026, mas, como não houve ainda uma votação oficial, esse cenário é pouco provável.
Nesse sentido, os dirigentes devem consumar a alteração de estatutos para a temporada de 2027, sendo que, recorda o The Athletic, as equipas precisam de tempo para «fechar acordos com patrocinadores e outros contratos comerciais em torno da mudança», bem como para «informar os detentores de lugares anuais e quem tem camarotes reservados para a época.»
A liga tem mantido discussões com a MLSPA (MLS Players' Assocation) sobre a mudança de calendário, que, naturalmente, afetaria os dias de férias dos jogadores e as pré-temporadas. Qualquer mudança, vinca a mesma fonte, exigiria a aprovação do sindicato.
O plano é que a temporada regular da MLS decorra entre meado/final de julho ou agosto até abril, com os play-offs a decorrerem a seguir à fase regular, em maio. Nesse modelo, haveria uma pausa de inverno, entre dezembro e janeiro ou até fevereiro.
Outro fator a ter em conta é a data do Super Bowl, que decorre no início de fevereiro - em 2026 será jogado no dia 8 desse mês. A MLS está a tentar evitar reiniciar a liga no fim de semana do maior evento desportivo nos Estados Unidos.