José Mourinho prepara-se para a segunda 'aventura' no Real Madrid, clube que orientou de 2010 a 2013 - Foto: MIGUEL NUNES
José Mourinho prepara-se para a segunda 'aventura' no Real Madrid, clube que orientou de 2010 a 2013 - Foto: MIGUEL NUNES

Mourinho já tem capitão: Real Madrid mantém confiança, apesar de polémica

Federico Valverde vai assumir a braçadeira na próxima temporada, na sequência da saída a custo zero de Carvajal, e apesar da luta com Tchouaméni no fim da época

Após uma época para esquecer, tanto a nível desportivo como pessoal, Federico Valverde mantém a confiança do Real Madrid para a nova temporada, que se avizinha repleta de desafios com a chegada de José Mourinho e o aumento da concorrência no meio-campo. Segundo o AS, o médio será mesmo o capitão principal do ex-treinador do Benfica, após a saída de Carvajal, que terminou contrato.

Possível equipa de Mourinho no Real

Galeria de imagens 12 Fotos

O Real Madrid está determinado a operar uma revolução no plantel depois de dois anos sem conquistar títulos. O primeiro passo foi o regresso do técnico português, seguido de um forte investimento no mercado para reforçar posições-chave com as contratações de Cucurella, Konaté e Bernardo Silva. A estas juntar-se-á Dumfries, cuja transferência do Inter por 20 milhões de euros é dada como certa.

Para financiar esta renovação, o clube está disposto a realizar uma venda significativa no setor intermediário, sendo Camavinga e Tchouaméni os principais candidatos a sair. No entanto, Valverde, que também goza de boa reputação em Inglaterra, está fora desta equação. O Real Madrid não só não lhe retira a confiança, como a reforça, apesar de um ano difícil.

Recorde-se que a temporada do uruguaio terminou da pior forma, com uma briga com Tchouaméni que o levou ao hospital. O clube considera o assunto encerrado e vê Valverde como uma peça fundamental para o futuro, descartando qualquer possibilidade de transferência.

Apesar do respaldo da direção, Valverde sabe que a época passada manchou a sua imagem junto dos adeptos e do próprio clube. O médio foi um dos visados após a saída de Xabi Alonso, tendo-se mostrado contrário ao técnico em certas ocasiões, nomeadamente quando foi chamado a jogar como lateral-direito. O Santiago Bernabéu não perdoou e assobiou-o intensamente no jogo contra o Levante.

Embora Valverde tenha expressado repetidamente o desejo de ser uma «referência» no Real Madrid e na seleção do Uruguai, a última temporada abalou esse estatuto. A campanha 2026/27 será, por isso, crucial para reconquistar a confiança de todos.

A nível desportivo, a época de Valverde foi irregular. Teve momentos de brilhantismo, como o hat trick contra o Manchester City, mas também períodos de menor fulgor. Acabou por somar números respeitáveis, com mais de 4 mil minutos, nove golos e treze assistências, mas deixou a sensação de que poderia ter feito mais nos momentos em que a equipa sentiu dificuldades em controlar os jogos.

Na próxima temporada, a concorrência será ainda maior. A chegada de Bernardo Silva visa precisamente colmatar a dificuldade da equipa em dominar o meio-campo desde a saída de Kroos. Além disso, Mourinho já identificou outro alvo: Mateus Fernandes, do West Ham, um médio box to box com grande capacidade de chegada à área, uma característica onde Valverde também se destaca, especialmente em transições rápidas.

A iniciar sessão com Google...