José Mourinho estreou Demetri Mitchell na equipa principal do Manchester United - Foto: IMAGO

Mourinho estreou-o no United, agora revela que negociou contrato com ajuda do ChatGPT

Demetri Mitchell assinou no verão pelo Leyton Orient, da League One, e contou como a inteligência artificial o ajudou nesse processo

Depois de três anos no Exeter City, Demetri Mitchell assinou pelo Leyton Orient no verão passado, e soma já dez jogos pela nova equipa neste início de temporada. Até aqui, tudo normal.

Só que o médio de 28 anos, antigo jogador do Manchester United, revelou que negociou o vínculo com o emblema da League One com a ajuda do... ChatGPT, a conhecida plataforma de inteligência artifical. Isso mesmo.

«O clube enviou uma proposta e eu fui ao ChatGPT. Perguntei como devia negociar para conseguir o melhor contrato e como esse contrato devia ria ser. Introduzi o meu salário da época passada. Mencionei que teria de mudar-me para Londres, onde o custo de vida é elevado, e que a minha namorada e o meu filho também vinham comigo», começou por contar, no podcast From My Left.

«Achava que valia um pouco mais, mas não queria estar a assumir que merecia um determinado salário. E como não usei um agente, recebi esse valor com prémio de assinatura. (...) O ChatGPT foi o meu melhor agente até hoje. Normalmente, as comissões do agente são cinco por cento. O plano premium do ChatGPT custa 15 libras por mês [cerca de 17 euros]. As finanças dos futebolistas são muito diferentes do que a maioria das pessoas imagina», continuou.

Mitchell concluiu depois o raciocínio: «As pessoas acham que os jogadores são muito bem pagos, e nós somos uns privilegiados. Mas há uma grande diferença entre alguém que ganha dois ou três mil euros por semana e é futebolista ou alguém que ganha esse valor e é médico. O médico tem praticamente esse valor garantido até aos 65 anos, enquanto os jogadores da League One para baixo têm contratos de um ou dois anos. Digamos que se ganha três mil euros por semana. 45 por cento desse valor são descontados para impostos, e ainda temos de dar cinco por cento aos agentes. Os jogadores só ficam com metade disso. Não me interpretem mal, é uma boa quantia de dinheiro, mas quando se tem uma hipoteca e um carro para pagar, e a esposa não pode trabalhar porque vive longe de Manchester, as despesas são muito elevadas.»

Demetri Mitchell, refira-se, completou a formação no Manchester United, mas fez apenas um jogo pela equipa principal dos red devils: foi no final da temporada 2016/17, então sob o comando de José Mourinho.