«Acredito que Mourinho pode ter muito sucesso no Benfica», partilha Lucas Moura, que considera o treinador «um amigo» — Foto: IMAGO
«Acredito que Mourinho pode ter muito sucesso no Benfica», partilha Lucas Moura, que considera o treinador «um amigo» — Foto: IMAGO

«Mourinho diz o que tem de dizer com verdade. Admiro essa honestidade»

Lucas Moura revela como é ser treinado por José Mourinho. «Uma coisa que aprecio muito nele é a transparência», diz a A BOLA o extremo brasileiro que trabalhou com o 'special one' no Tottenham

Lucas Moura, 33 anos, extremo do São Paulo, conhece muito bem José Mourinho. Foi treinado pelo special one no Tottenham, nas épocas 2019/2020 e 2020/2021, num momento de grande pressão no clube do norte de Londres. Viu chegar e partir o técnico português. Em conversa com A BOLA, o internacional brasileiro recorda Mourinho com muito carinho. Admira não só as qualidades técnica dele como também as humanas. E partilha aquilo que poucos podem ver nos bastidores.

«Falar de Mourinho é muito fácil», começa por dizer Lucas Moura, que dispara logo na segunda frase. «Foi o melhor treinador que tive, não só dentro de campo, mas também no dia a dia, na relação treinador-atleta», justifica.

Não é pouca coisa. Na carreira, teve grandes treinadores, do São Paulo, ao PSG, do Tottenham à seleção brasileira, de Paulo César Carpegiani a Emerson Leão, de Carlo Ancelotti a Laurent Blanc, de Unai Emery a Mauricio Pochettini, de Antonio Conte a Dorival Júnior ou Rogério Ceni, de Mano Menezes a Luiz Felipe Scolari.

«Mourinho é alguém muito acessível. Partilhamos os mesmos princípios e valores e, por isso, dávamo-nos bem», acrescenta Lucas Moura, que trocou o Tottenham pelo São Paulo em 2023.

Lucas Moura percebeu, em Inglaterra, que, afinal, é fácil trabalhar com Mourinho. «Temos o pensamento de nos entregarmos ao máximo e de fazer tudo com amor e entrega», atira, com simplicidade, no que também poderá ser interpretado como um conselho para quem está agora sob o comando do treinador. «Se fizerem isso, não vão ter qualquer tipo de problema», assinala.

Lucas Moura abraça Mourinho após ser substituído no jogo com o Burnley em dezembro de 2019 — Foto: IMAGO

O internacional brasileiro conta que a ligação entre os dois «acabou por ultrapassar o campo» e confessa: «Mourinho tornou-se um amigo. Tenho o prazer de dizer isso.»

Quando tem de elogiar, elogia. Quando tem de criticar, critica. Admiro essa honestidade

«Aprendi bastante com ele. Dava liberdade para falarmos de tudo com ele, até coisa extracampo. É alguém que admiro muito», prossegue, para dar algumas luzes que podem ajudar a compreender as duras críticas de Mourinho aos jogadores após a eliminação na meia-final da Taça da Liga com o SC Braga, quarta-feira, em Leiria, e também depois da péssima primeira parte com o Atlético na Taça de Portugal.

«Uma coisa que aprecio muito nele é a transparência. Ele diz-nos o que tem a dizer, com verdade, sem iludir o jogador, seja ele quem for. Mourinho diz o que pensa e o que é o melhor para a equipa. A intenção é sempre essa. Quando tem de elogiar, elogia. Quando tem de criticar, critica. Sempre foi assim e eu, enquanto jogador, admiro bastante essa honestidade», argumenta o extremo brasileiro.

Foi o melhor treinador que tive, não só em campo, também na relação técnico-atleta

Mesmo à distância, como se percebe, Lucas Moura continua a acompanhar o trabalho de Mourinho. O Benfica, no campeonato, está em terceiro lugar, com menos dez pontos que FC Porto e quatro que Sporting, acabou de ser eliminado na Taça da Liga, luta pela sobrevivência na Liga dos Campeões este mês e joga com o FC Porto, no Dragão, os quartos de final da Taça de Portugal. Lucas Moura, não obstante o contexto difícil para o treinador, não duvida de que Mourinho será feliz na Luz.

«Acredito que pode vir a ter muito sucesso no Benfica, porque é alguém que ama o futebol e se entrega muito à equipa e ao trabalho. Não é à toa que alcançou tantos sucessos na carreira», defende, referindo-se, também, ao currículo rico do special one.

Do outro lado do Atlântico, o internacional brasileiro estará atento a tudo o que se passará. E não só. «Torço bastante para que tenha sucesso», remata.