Alex em ação pelo Sporting, em 2019 - Foto: A BOLA
Alex em ação pelo Sporting, em 2019 - Foto: A BOLA

Morte trágica de campeão europeu pelo Sporting levanta dúvidas na Rússia

Em questão está o local onde Alex Felipe realizou os exames médicos no início da época. Médicos ainda não deram parecer final

A morte do brasileiro Alex Felipe, antigo jogador do Sporting, chocou o mundo do desporto e, em particular, os amantes de futsal. O campeão europeu pelo Sporting morreu no aeroporto de Ukhta, depois de a sua equipa, o Norilsk Nickel, ter defrontado o conjunto local nas meias-finais da Taça da Rússia. 

Esta quarta-feira, Grigory Ivanov, presidente da Superliga de futsal, reagiu à morte de Alex Felipe e levantou dúvidas relativamente aos exames médicos realizados pelo atleta no início da época. 

«Todos os jogadores passam por exames médicos obrigatórios antes do início da temporada. Atualmente, não está claro onde Alex Felipe fez o seu. Se o fez nas instalações do clube ou se apresentou documentos de uma clínica brasileira. Sem esses documentos, ele não teria sido autorizado a participar no campeonato. Onde ele fez os exames médicos e como os fez são questões à parte, embora, em qualquer caso, o jogador esteja agora fora do nosso controlo. Temos de analisar isso detalhadamente e vamos acompanhar a situação. Os médicos ainda não deram um parecer final», referiu, em declarações partilhada pela Match TV. 

De acordo com o departamento de comunicação da RFU (federação de futsal russa), Alex Felipe, de 32 anos, sentiu-se mal imediatamente após a partida e acabou por perder os sentidos no aeroporto, quando a equipa se preparava para apanhar o avião rumo a Moscovo. O jogador foi imediatamente assistido, com recurso a um desfibrilhador, mas a sua situação foi irreversível e a morte foi declarada pela equipa médica no local, pouco depois. 

Desde 2020 a jogar no Norilsk Nickel, Alex Felipe atuou no Sporting nas duas temporadas anteriores, tendo-se sagrado campeão europeu ao serviço dos leões e conquistado ainda uma Supertaça e duas Taças de Portugal. Entre 2018 e 2020, fez 67 jogos e apontou 35 golos de leão ao peito. Antes, tinha jogado no Brasil (Corinthians e Joinville) e em Espanha (Inter Movistar). Alex Felipe deixa a mulher e dois filhos.