Moreirense: um Natal melhor só com Rui Borges e Ivo Vieira
Apesar de atravessar um momento negativo, com cinco jogos consecutivos sem vencer, o Moreirense chegou ao Natal de 2025 com um registo que se equipara aos melhores da história do clube na primeira divisão. A equipa de Moreira de Cónegos ocupa o sétimo lugar após 15 jornadas, com 21 pontos, naquela que é a terceira melhor classificação de sempre do emblema minhoto à passagem da quadra natalícia na principal divisão do futebol luso.
Ao longo das 15 participações na elite portuguesa, o Moreirense só conseguiu fazer melhor em duas ocasiões. A primeira em 2018/19, sob o comando de Ivo Vieira, quando também seguia em sétimo lugar, mas com 22 pontos e menos um jogo disputado. A segunda, e a melhor de todas, aconteceu em 2023/24, com Rui Borges — atual treinador do Sporting — no banco, temporada em que os cónegos ocupavam o sexto posto, com 25 pontos somados em 14 jornadas. Curiosamente, foram nestas duas épocas que o clube atingiu aquela que, até hoje, continua a ser a melhor classificação na primeira divisão, o sexto posto.
Mesmo longe das vitórias nas últimas semanas, o contexto global confirma a consistência do percurso do Moreirense nesta edição do campeonato e, logo no primeiro jogo de 2026, a turma de Vasco Botelho da Costa tem uma oportunidade de ouro para dar um pontapé na crise quando se deslocar ao terreno do último classificado, o Aves SAD, que ainda não soma qualquer vitória na Liga.