Moreirense
Após mais uma brilhante vitória fora de casa, em Chaves, o Vitória recebe esta semana o Moreirense, o nosso principal adversário esta época na luta pelos lugares europeus, apesar dos 8 pontos de distância entre os dois clubes. Atendendo àqueles que são os objetivos do Vitória, talvez este seja o jogo mais importante da época. Uma vitória poder-nos-á colocar com 11 pontos de distância, o que tornará confortável a 5ª posição que atualmente ocupámos e o lugar europeu que é o nosso principal objetivo.
O jogo será no D. Afonso Henriques mas não se pode dizer que o Vitória receba o Moreirense, já que o clube de Moreira de Cónegos “é da casa”. O que me leva a uma reflexão que me parece devia ser devidamente acompanhada por quem analisa estas coisas das dinâmicas regionais e a sua.
Das 18 equipas da Liga 1, há uns anos que a hegemonia dos distritos de Lisboa e de Porto tem sido posta em causa pelo distrito de Braga, o que não tem sido devidamente assinalado, em tudo o que isso significa de afirmação social, económica e, como tal, desportiva. Na divisão maior do futebol nacional o distrito de Lisboa apresenta 5 equipas (Benfica; Sporting; Casa Pia; E.Amadora; Estoril) e o distrito do Porto apenas 3 equipas (F.C.Porto; Boavista; Rio Ave). Já o distrito de Braga é aquele que apresenta maior representatividade com 6 equipas: S.C.Braga; V.Guimarães; Moreirense; Famalicão; Gil Vicente; Vizela. Curiosamente, o concelho de Guimarães é, juntamente com os concelhos de Lisboa e do Porto, o único a apresentar mais do que uma equipa na divisão maior do futebol nacional.
Também este é um fator objetivo de afirmação. Também este é um sinal da força económica e desportiva desta região. Os dois principais clubes do concelho de Guimarães vão defrontar-se, sendo adversários, mas nunca rivais. Esperando eu que a vitória possa sorrir ao meu Vitória.