Lutas e artes marciais têm um espaço novo, em Luanda, para treino e competição
Lutas e artes marciais têm um espaço novo, em Luanda, para treino e competição

Ministro do Desporto entrega espaço novo a modalidades de luta

No âmbito do Dia Nacional do Desporto em Angola, Rui Falcão entrega sala Mestre Afonso Veka Kitoko e lança novo polo de formação na Zona Económica Especial (ZEE)

Sob o lema “com a Juventude e pelo desporto”, Angola celebrou esta sexta-feira, 23 de janeiro, o 45.º aniversário do Dia Nacional do Desporto. O ponto alto das comemorações foi a entrega oficial da Sala Nacional de Lutas, localizada na Zona Económica Especial (ZEE), na nova província, Icolo e Bengo, um ato presidido pelo Ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.

A nova infraestrutura, batizada em homenagem ao Mestre Afonso Veka Kitoko, marca um ponto de viragem das modalidades de combate no País. Durante a cerimónia, o Ministro Rui Falcão sublinhou que a entrega desta sala é apenas o início de um projecto mais ambicioso de recuperação de infraestruturas degradadas e otimização de recursos.

Em declarações à imprensa, Rui Falcão não escondeu o choque que sentiu ao assumir a pasta e constatar as condições em que os atletas treinavam na Cidadela. «A coisa que mais me chocou quando cheguei ao ministério foi ver como as nossas lutas treinavam. Assumi o compromisso de, tão rápido quanto possível, fazer uma sala onde pudessem trabalhar com qualidade», afirmou o governante.

A mudança da Cidadela para a ZEE visa retirar as federações de um ambiente «degradante» e oferecer condições dignas para o desenvolvimento de modalidades como o Jiu-Jitsu, Taekwondo, Lutas e Judo.

O espaço tem potencial para acolher cerca de 400 crianças em formação simultânea, desde que haja uma programação rigorosa entre as diversas federações.

Com este novo polo na ZEE, o Executivo reafirma a intenção de tornar 2026 no ano da «viragem» para o desporto nacional, focando-se na dignidade dos atletas e na formação de base como pilares para o sucesso internacional de Angola.