Ministras de Pedro Sánchez implacáveis: «Violência sexual tem de acabar!»
O polémico beijo na boca do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, à futebolista Jenni Hermoso, aquando da coração da Espanha como campeã do Mundo de futebol feminino, não passou ao lado do governo espanhol e mereceu comentários duros de duas ministras do elenco de Pedro Sánchez.
A ministra da Igualdade, Irene Montero, mostrou-se indignada com o sucedido, até porque, percebeu-se, a jogadora foi apanhada de surpresa pelo gesto. «É uma forma de violência sexual que as mulheres sofrem de forma quotidiana», disparou a governante na rede social X.
O post de Irene Montero foi depois comentado pela ministra dos Direitos Sociais, Ione Belarra, que também é secretária geral do partido Podemos. «O que todas pensamos é que se fazem isto com toda a Espanha a ver, o que não farão em privado. A violência sexual contra as mulheres tem de acabar», escreveu.
Lo que todas pensamos, si hacen eso con toda España mirando, qué no harán en privado. La violencia sexual contra las mujeres tiene que terminar. Un abrazo a las CampeonAs! https://t.co/FLExIstMDl
— Ione Belarra (@ionebelarra) August 20, 2023