Miguel Monteiro e Lenine Cunha - Foto: SL Benfica
Miguel Monteiro e Lenine Cunha - Foto: SL Benfica

Miguel Monteiro e Lenine Cunha reforçam atletismo do Benfica

Duas das figuras mais tituladas do desporto adaptado nacional vão passar a competir de águia ao peito

O Benfica garantiu reforços de peso para a sua seção de atletismo, com a contratação dos atletas paralímpicos Miguel Monteiro e Lenine Cunha.

Miguel Monteiro, 25 anos, chega à Luz como uma das grandes referências mundiais no lançamento do peso na classe F40, destinada a atletas de baixa estatura, e atingiu a glória máxima ao sagrar-se campeão paralímpico em Paris 2024, depois de já ter subido ao terceiro lugar do pódio em Tóquio 2020.

No currículo de Miguel Monteiro, cuja melhor marca pessoal se fixa nos 11,60 metros, constam ainda o título europeu conquistado em Bydgoszcz (2021), três medalhas de prata em Campeonatos do Mundo (Londres 2017, Kobe 2024 e Nova Deli 2025) e um bronze mundial alcançado em Paris 2023.

Lenine Cunha, 43 anos, reforça as opções encarnadas nas disciplinas de salto em comprimento e triplo salto na classe T20, reservada a atletas com deficiência intelectual. O experiente saltador tem como um dos pontos mais altos da carreira a medalha de bronze conquistada no salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.

Soma 270 medalhas internacionais e tem como recorde pessoal 7,07 metros no salto em comprimento. Entre as suas principais distinções figuram o título mundial de triplo salto em Doha 2015, as pratas mundiais em Christchurch 2011 (comprimento) e Londres 2017 (triplo salto), o bronze no Mundial de Lyon 2013 e o vice-campeonato europeu de salto em comprimento obtido em Swansea 2014.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...