Médio já se despediu dos companheiros e ruma a mais uma aventura no estrangeiro (Foto: Rio Ave)
Médio já se despediu dos companheiros e ruma a mais uma aventura no estrangeiro (Foto: Rio Ave)

Mercado Rio Ave: sub-capitão está de saída e vai ser treinado por um português

João Novais chegou a acordo com o clube para a rescisão amigável do vínculo e ruma ao Al-Jabalain, equipa da Arábia Saudita que é orientada por Ricardo Chéu e onde joga o também luso Diogo Queirós

João Novais está de saída do Rio Ave e prepara-se para reforçar os sauditas do Al-Jabalain, sabe A BOLA.

O experiente médio, de 32 anos, já se despediu dos (antigos) companheiros e prepara-se, agora, para uma nova aventura no estrangeiro, desta feita na Arábia Saudita. No Al-Jabalain, refira-se, Novais vai ser orientado por um treinador português, Ricardo Chéu, e passará a partilhar balneário com outro jogador luso, caso de Diogo Queirós - defesa-central formado no FC Porto que esta época trocou os franceses do Dunkerque pelo referido emblema saudita.

Ainda de acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, João Novais, que era vice-capitão do emblema da caravela, rescindiu amigavelmente o vínculo que o ligava ao Rio Ave até final da presente temporada, tendo assinado por uma época com o Al-Jabalain. O médio está em trânsito para a Arábia Saudita e será oficializado nos próximos dias pelo conjunto que compete no segundo escalão do futebol daquele país.

Natural de Vila Nova de Gaia, João Novais dividiu a sua formação por Coimbrões, FC Porto e Leixões, tendo sido no conjunto matosinhense que iniciou o seu percurso sénior, na época 2011/2012. As excelentes prestações que conseguiu ao serviço dos bebés do Mar - clube do qual o seu pai, Abílio Novais, é uma autêntica lenda viva - levaram-no até Vila do Conde, com a primeira passagem pelo Rio Ave a verificar-se de 2015 a 2018. O médio rumou, depois, ao SC Braga, tendo estado três épocas no Minho antes de emigrar pela primeira vez na carreira. Na Turquia vestiu a camisola do Alanyaspor (2021/2022 e 2023/2024), sendo que, pelo meio, ainda jogou nos Al Bataeh, dos Emirados Árabes Unidos. Regressou a Portugal e a Vila do Conde na temporada passada, tendo contabilizado 36 jogos e duas assistências.

Na presente campanha já tinha participado em dois encontros - foi suplente utilizado diante de Nacional (1-1) e SC Braga (2-2), nas 2.ª e 4.ª jornadas da Liga, respetivamente -, sendo que essa aparição frente aos arsenalistas acabou por marcar a despedida dos vila-condenses. O futuro passa pela Arábia Saudita e pelo Al-Jabalain.

Sugestão de vídeo: