Mercado oficial: Tondela apresenta gigante colombiano
Brayan Medina é o mais recente reforço do Tondela, confirmando-se em absoluto a notícia avançada em primeira mão por A BOLA no passado sábado.
O jovem defesa-central, de 23 anos, chega a Tondela para fortalecer o eixo da retaguarda do plantel orientado por Ivo Vieira. Com uma envergadura física que impressiona (1,90 metros), o colombiano assinou um contrato válido por cinco temporadas com os auriverdes, ou seja, até 2030.
Será a primeira experiência de Brayan Medina fora do seu país natal, ele que além de América de Cali (onde contabilizou este ano civil 20 jogos) já tinha também representado Atlético Huila e Fortaleza FC.
À chegada aos beirões - que chegam ao terceiro reforço para 2025/2026, depois de apresentados Afonso Rodrigues (extremo, ex-Famalicão) e Xabi Huarte (médio, ex-Osasuna), o esquerdino demonstrou estar muito motivado para a nota etapa e que vai permitir-lhe estrear-se no futebol europeu.
«Estou muito feliz por estar aqui. É uma oportunidade muito bonita que o Tondela me está a dar e parto para este desafio com muitas expectativas de fazer as coisas da melhor forma possível. É o sonho de qualquer jogador e eu estou muito grato ao Tondela. Agora resta-me agradecer dentro de campo, com toda a minha entrega e dedicação. Venho para ser mais um a ajudar o clube a atingir os objetivos. Sei que será um ano desafiante, mas como disse, estou aqui para ajudar, juntamente com os meus companheiros, a fazermos uma boa época», salientou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação do emblema tondelense.
Para os adeptos dos auriverdes que possam não estar identificados com o perfil da nova contratação, Brayan Medina fez questão de deixar uma breve apresentação: «Considero-me um central rápido, técnico e muito agressivo na hora de defender. Gosto de duelos, de lutar, de competir e é para isso que aqui estou, para mostrar todas essas características de dar tudo em campo pelo Tondela.»