Mercado oficial: Al Nassr anuncia João Félix
Agora é oficial: João Félix foi anunciado esta terça-feira como reforço do Al Nassr. No curto vídeo gravado com o internacional português, o ex-jogador do Chelsea disse ao que vem: «Estou aqui para espalhar alegria. Vamos vencer juntos.»
O conjunto de Riade pagará ao Chelsea 30 milhões de euros fixos, mais 20 milhões em variáveis, permitindo aos londrinos recuperar quase na totalidade o investimento feito junto do Atlético Madrid há um ano. O contrato do internacional português, de 25 anos, no Al Nassr será absolutamente estratosférico e completamente fora da realidade que tinha no Chelsea, onde auferia cerca de oito milhões de euros limpos por ano, e que o esperava no Benfica. Nos sauditas, o atacante irá auferir um vencimento de 70 milhões de euros distribuídos pelos dois anos de contrato.
Mudança falhada para o Benfica
João Félix esteve muito perto do Benfica, como A BOLA lhe contou na passada sexta-feira, mas a contra-proposta do Chelsea (€25 milhões de imediato e o remanescente do passe a ser pago a partir de 2027/28) não teve resposta afirmativa. A obrigatoriedade de pagar pela segunda parte do passe sempre não agradou aos encarnados.
Official ✍️
— AlNassr FC (@AlNassrFC_EN) July 29, 2025
Portuguese star João Félix signs for #AlNassr 💛 pic.twitter.com/8xs8idHwhD
João Félix pretendia voltar ao Benfica e na sexta-feira acreditava numa possível presença na Eusébio Cup, onde as águias viriam a derrotar o Fenerbahçe, de José Mourinho, por 3-2.
Contudo, o Chelsea nunca abdicou de receber determinadas garantias que o Benfica não poderia dar e é aqui que entra a parte do investimento na segunda metade do passe que poderia levar o negócio até aos €50 milhões. Com a entrada em cena do Al Nassr, o clube inglês passou a poder receber o que sempre quis e ao jogador foi feita uma proposta irrecusável e que lhe permite estar livre em 2027.
Desportivamente, João Félix acredita igualmente que poderá beneficiar em vésperas de Campeonato do Mundo. As possibilidades de ser convocado para o Mundial 2026, que será jogado nos Estados Unidos, México e Canadá, são exatamente iguais às de Cristiano Ronaldo, companheiro de equipa no Al Nassr, ou de Rúben Neves e João Cancelo, internacionais portugueses do Al Hilal.
Adeus ao futebol europeu
Aos 25 anos, João Félix deixa o futebol europeu. O avançado rumou ao Atlético Madrid, em 2019, por 126 milhões de euros. Em Madrid, nunca convenceu Simeone e saiu por empréstimo para o Chelsea, em 2022/2023.
Na época seguinte, foi cedido ao Barcelona e fez 10 golos e seis assistências em 44 jogos. Não ficou na Catalunha e seguiu em definitivo para o Chelsea, por 50 milhões de euros, no verão de 2024, mas só ficou em Londres meia temporada.
Rumou a Itália, cedido, para representar o Milan, onde foi treinado por Sérgio Conceição, e foi lá que terminou a época passada, com três golos em 21 jogos. Segue-se a aventura pela Arábia Saudita.