Roberto Martínez, selecionador nacional
Roberto Martínez, selecionador nacional - Foto: IMAGO

Martínez recorreu à história para alertar sobre futuro dos campeões mundiais sub-17

Selecionador nacional destacou «responsabilidade» dos clubes e da própria FPF para contornar «percentagem baixa» de jogadores que se estrearam pelas seleções principais

Roberto Martínez não escondeu o orgulho pela conquista portuguesa do Campeonato do Mundo sub-17. O selecionador nacional, que esteve presente na cerimónia de celebração que decorreu esta tarde na Cidade do Futebol, destacou a força do coletivo às ordens de Bino: «Se ganharam é porque os jogadores no campo fizeram o seu trabalho, os do banco também e os que ficaram de fora apoiaram e deram dinâmica. Estou muito orgulhoso da equipa, da dinâmica e dos valores que mostraram.»

O técnico espanhol destacou o «trabalho fantástico» dos clubes onde jogam os 21 magníficos, mas relembrou a «responsabilidade» de ajudar os campeões mundiais «no caminho para o futebol profissional». Martínez pediu «calma» e frisou que os jogadores precisam de apoio para «queimar etapas» e bater à porta dos seniores.

Galeria de imagens 8 Fotos

«Das equipas campeãs mundiais sub-17, a percentagem de jogadores que chegaram à equipa principal é muito baixa. Temos muita responsabilidade», frisou o selecionador.