Man. United enfrenta «buraco negro financeiro» devido a má época
O Manchester United vai realizar um mínimo histórico de jogos em 2025/26 – 40, o número mais baixo de uma época desde 1914/15. 20 deles serão em Old Trafford, um número reduzido que se traduz num rombo financeiro para um clube que há anos luta por melhorar as suas condições económicas.
O The Telegraph estima que o número reduzido de jogos caseiros, e a consequente queda das receitas globais de dias de jogo, fará com que o United perca 62 milhões de euros em relação à época passada.
Em 2024/25, os red devils receberam 185 milhões de euros com receitas em dias de jogo (bilhética, merchandising, comida e bebida, entre outras fontes de rendimento), mas fizeram 30 jogos em casa – tendo assim uma receita média de 6,15 milhões de euros por jogo.
Transportando essa média para a temporada atual, o United deverá receber 123 milhões de euros com receitas em dias de jogo – que resulta na diferença, ou rombo, de 62 milhões em relação à temporada passada, quando se realizaram mais 10 jogos em Old Trafford do que aqueles que terão lugar esta época.
Rsta situação leva mesmo os ingleses do The Sun a dizer que o Man. United enfrenta «um buraco negro» de 62 milhões de euros, «à medida que a época desastrosa prossegue».
Três grandes fatores contribuíram para esta situação: ao perder (0-1) a final da Europa League para o Tottenham e a ficar no 15.ª lugar da Premier League na época passada, o United ficou fora das competições europeias. Já esta época, foi eliminado de forma humilhante da Taça da Liga no terreno Grimsby (do 4.º escalão) e, por fim, perdeu com o Brighton no único jogo que realizou na Taça de Inglaterra.
Assim, a equipa ficou com tão poucos jogos por realizar na temporada, em casa e, como tal, acabará por receber muito menos em receitas em dias de jogo em relação à última época.
Artigos Relacionados: