Seleção A procura pontos para chegar à segunda fase final consecutiva do Europeu. Foto FAP
Seleção A procura pontos para chegar à segunda fase final consecutiva do Europeu. Foto FAP

Lusitanas prontas para embate com a Islândia

Seleção Nacional joga amanha com as nórdicas, em Matosinhos, à procura da primeira vitória na qualificação que pode abrir as portas da segunda presença consecutiva de Portugal no Europeu, que se realiza no próximo ano.

Depois da derrota (29-22) frente ao Montenegro, a equipa liderada por José António Silva espera conseguir, agora em casa, um triunfo que coloque as portuguesas no jogo da qualificação para o Euro2026, frente a um adversário que nunca defrontou e que já perdeu com as Ilhas Faroé, a quarta seleção do Grupo 4.

«É um jogo em nossa casa, com o apoio do nosso público, dos nossos adeptos. Espero um jogo bastante competitivo, vamos entrar como se fosse uma final e pelo facto de ser na nossa casa, acho que vai ser um jogo que temos grandes possibilidades para a vitória cair do nosso lado», disse Constança Sequeira, central da formação portuguesa, que acrescentou ainda que trouxeram uma lição de Podgorica. «Temos de errar menos, fazer menos falhas técnicas, ter uma defesa bastante coesa e forte, principalmente, nos terceiros defensores e na zona central», considerou.

Portugal, que já chegou por duas vezes a uma Fase Final do Campeonato da Europa – em 2008 e 2024 -, pretende continuar a fazer história e somar mais uma presença.

O Euro2026 realiza-se entre 3 e 20 de dezembro de 2026, com organização partilhada entre a Polónia, Roménia, República Checa, Eslováquia e Turquia. Nesta fase, 24 seleções europeias competem em seis grupos de quatro equipas, jogando em sistema de duas voltas (casa e fora), e o apuramento para a fase final, reservado aos dois primeiros classificados de cada grupo e aos quatro melhores terceiros.