Lucas Lopes 12.º no Mundial
Lucas Lopes, ciclista da Rádio Popular-Paredes-Boavista, foi 12.º classificado na prova em linha de sub-23 nos Mundiais de ciclismo, que decorrem em Kigali, no Ruanda.
O português de 22 anos, vencedor da classificação da juventude na última Volta a Portugal, terminou o duro percurso de 164,6 quilómetros em 4 horas e 2 segundos, a 2m35s do vencedor, o italiano Lorenzo Finn.
Jan Huber, da Suíça, com mais 31 segundos que o novo campeão mundial, e Marco Schrettl, da Áustria, a 1:13 de Finn, completaram o pódio.
Quanto aos restantes portugueses, Daniel Lima foi 31.º, a 10.01. do vencedor, Gabriel Baptista foi 35.º, a 12.11, e Daniel Moreira não concluiu a prova.
«O Lucas fez uma corrida inteligente e esteve muito bem. Soube dosear o esforço e estar bem colocado nos momentos certos. A corrida depois tornou-se muito dura e tinha uma subida em paralelo na qual o Lucas teve dificuldades, acabando por descolar na última passagem. Isto é um campeonato do Mundo, estavam aqui os melhores e muitos foram ficando para trás. Ficar em 12.º num Mundial com esta dificuldade e com este nível de pelotão é muito bom», declarou o selecionador nacional José Poeira à comunicação da FPC.
Domingo, será a vez da elite masculina entrar em ação (8h00) na aguardada prova de fundo, com Portugal a apresentar uma equipa composta por Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious), António Morgado (UAE Team Emirates-XRG), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates-XRG) e Tiago Antunes (Efapel Cycling).