Lille-Estrasburgo (@RCSA)

Ligue 1: Lille de Paulo Fonseca surpreendido em casa do Estrasburgo

Clube do treinador português perdeu pela primeira vez nos últimos 16 jogos para todas as competições

Na última jornada da Ligue 1, o Lille conseguiu empatar em casa com o PSG, com um golo de Jonathan David ao cair do pano, alargando a série de jogos consecutivos sem perder, para 15. Contudo, esse registo teve fim nesta 17.ª jornada, com a derrota da equipa de Paulo Fonseca, no terreno do Estrasburgo, num jogo em que Tiago Santos voltou a não ser titular. 

A formação do técnico português até começou a vencer, com autogolo de Sylla, aos 20 minutos, mas outro golo na própria baliza, de Leny Yoro, aos 41 minutos, desta vez a favor dos visitados, levou ambas as equipas empatadas para o intervalo. O golo da vitória surgiu ao minuto 77, através de Junior Mwanga, e o Lille foi assim ultrapassado pelo Brest, que goleou em casa o lanterna-vermelha do campeonato, o Lorient.

Todos os golos dessa partida surgiram na primeira parte e todos foram de um só jogador… Kamory Doumbia, jovem médio de 20 anos, emprestado pelo Reims, que fez um hat-trick em sete minutos (22, 25 e 29) e ainda completou o ‘póquer’ já nos descontos, antes do intervalo.

O Nice venceu o Lens, no seu estádio, e não deixou o PSG alargar a sua vantagem na liderança da Ligue 1. Os golos foram marcados ambos por Terem Moffi, no espaço de dois minutos (76 e 78), primeiro através de uma grande penalidade e depois num lance corrido. Os forasteiros perderam o sexto lugar para o Marselha, o último que dá direito a competições europeias, num jogo em que David Costa foi titular.

A equipa de Vitinha, que entrou a partir do banco, a 20 minutos do fim, empatou no terreno do Montpellier, sofrendo logo aos 14 minutos, por Khalil Fayad, e foi para os balneários a perder. Mas logo no início da segunda parte, Veretout faz o golo da igualdade e o resultado não sofreu mais nenhuma alteração.

O Mónaco conseguiu vencer o adversário do Benfica no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, mas teve bastante dificuldade para alcançar os três pontos. O Toulouse fez o primeiro do encontro em apenas cinco minutos de jogo, através de Frank Magri, mas os forasteiros responderam rapidamente com bis de Ben Yedder. O golo do empate surgiu aos 26 minutos, e depois, em cima do intervalo, o francês voltou a marcar, mas desta vez de grande penalidade. No início da segunda parte, Golovin viu o cartão vermelho direto e o Mónaco teve de jogar 40 minutos com menos um jogador, mesmo assim conseguiram aguentar a vantagem mínima e manter o terceiro lugar.

O Reims também venceu, numa partida que pareceu ficar decidida aos 25 minutos, com o golo de Nakamura, sendo que o Le Havre ficou a jogar com dez logo ao minuto 21. Rassoul Ndiaye foi expulso e a formação de Will Still aproxima-se dos lugares europeus.

O Rennes também beneficiou de um cartão vermelho da equipa adversária, o Clermont, até porque estavam a perder desde os três minutos, com golo de Nicholson, mas já nos descontos da primeira parte, Caufriez foi expulso diretamente. Depois do intervalo, a partida mudou, e os visitantes pressionaram, chegando à igualdade no marcador por Kalimuendo, aos 52 minutos. O golo da vitória apareceu apenas ao minuto 88, com Desiré Doué a ser assistido por Guéla Doué, e o Rennes ainda marcou o terceiro já a segundos do fim do jogo, através de penálti de Ludovic Blas, afastando-se dos lugares de despromoção.

Por fim, o Lyon voltou a sorrir nesta jornada, e já leva três vitórias consecutivas, saindo do 16.º lugar, que corresponde ao play-off de despromoção. A equipa de Anthony Lopes, novamente titular, venceu o Nantes, por 1-0, com golo da sua estrela, Alexandre Lacazette, aos quatro minutos da segunda parte. A seis minutos do fim, Dejan Lovren ainda foi expulso, mas em nada afetou o resultado dos visitados, que alcançaram novamente os três pontos. Vale a pena referir ainda que Diego Moreira não saiu do banco.