Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro
Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro - Foto: IMAGO

Leonardo Jardim «vai pensar» se fica no Cruzeiro em 2026

Empate levou treinador a não se comprometer com ficar na próxima época

O Cruzeiro, orientado por Leonardo Jardim, empatou na última noite com o Juventude (3-3) e desperdiçou a oportunidade de se aproximar do Flamengo e do Palmeiras, de Abel Ferreira, no topo do campeonato brasileiro, e continua a 4 pontos da equipa de São Paulo.

No final, o treinador português não garantiu se fica para a próxima temporada. «Estou aqui cem por cento dedicado ao Cruzeiro. Em relação à próxima temporada, eu já fui muito claro, acho que mais importante do que falarmos o que será a próxima temporada para o treinador, para o dirigente, para o jogador e essas coisas todas, mais importante é focar aqui, aqui para a fase de grupos e depois preparar as meias-finais da Copa do Brasil», comentou.

O treinador, que tem contrato por mais uma época, até dezembro de 2026, criticou recentemente o campeonato brasileiro e disse estar cansado de decisões de arbitragem polémicas, e há cerca de um mês disse sentir-se muito frustrado. «Até chegar aqui à sala duas ou três pessoas disseram-me 'bem-vindo' ao Brasil, mas eu estou tão frustrado... a alegria que tenho tido com os adeptos, o grupo fantástico que tenho no Cruzeiro, depois penso se vale a pena continuar quando na realidade não somos nós que controlamos os jogos», disse a 26 de outubro.

«Depois disso é que eu, os jogadores e os diretores vamos pensar o que será o futuro. Não podemos ultrapassar metas com obstáculos pela frente ainda para resolver», explicou agora, depois do jogo com o Juventude.

«Em primeiro lugar, eu sou uma pessoa que, quando chama a atenção de uma situação é para haver uma progressão. Não é por acaso que tenha visto que a nossa confederação tem tido medidas desde o Fair Play, tem falado também da regularização dos árbitros. Tudo isto é para melhorar o futebol, não são críticas para criticar. Vim para o Brasil por opção. O Brasil é um país que eu adoro, já trabalho com brasileiros há tantos anos e é um país onde eu queria viver esta emoção do futebol», esclareceu.

Quanto ao jogo, o treinador lamentou não ter consegido ainda garantir o primeiro objetivo, que é a vaga na Taça Libertadores: «O empate é um resultado negativo porque com três pontos já se podia consolidar a fase de grupos da Libertadores.»