Leonardo Jardim justifica decisão: «Não estou a cem por cento»
A decisão estava tomada e, na manhã desta segunda-feira, foi oficializada pelo Cruzeiro: Leonardo Jardim já não é o treinador da equipa.
Recorde-se que o português tinha contrato até final de 2026, no entanto já tinha sido revelado pela imprensa brasileira que não deveria prosseguir na raposa. O anúncio surge agora, após a equipa ter sido eliminada da Taça do Brasil pelo Corinthians.
Para o início da tarde foi convocada uma conferência de imprensa na qual o treinador português falou sobre o que motivou a decisão de abandonar o projeto da raposa.
«Estes momentos nunca são fáceis, mas temos de ser racionais. Em fevereiro, quando vi para cá, tinha passado 45 dias em viagem e hospital com a minha esposa e sem tempo para nada, dois dias depois dela sair do hospital vim para o Cruzeiro. Vim para dar o meu melhor, dediquei-me a cem por cento a todos os níveis. Saio por motivos muito pessoais, o desgaste que todo este ano, não só desportivo como pessoal, me criaram e alguns sinais alertaram-me: 'Jardim, pára um pouco pela tua saúde física e mental'. Não é a primeira vez que o faço, após seis anos no Mónaco também estive ano e meio a refletir sobre a vida. E como não estou a cem por cento disponível decidi sair porque não se pode representar o Cruzeiro em part-time.
Questionado sobre se os resultados contribuíram para essa decisão, a resposta foi perentória: «Não. Fui claro em relação aos motivos, do desgaste acumulado, estive três anos e meio no Médio Oriente, não estando a cem por cento para representar este escudo não serve para o clube. Mas estou sempre disponível para dar conselhos se precisarem e me pedirem.»
Confira a entrevista coletiva com o Leonardo Jardim na TV Cruzeiro. 🦊
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) December 15, 2025
📺 https://t.co/ihLDJGxMZv https://t.co/PKbw1kOJyo
«Não pediu nada, nem reajuste de dinheiro para ficar, é uma necessidade pessoal dele. Deixo aqui expressa toda a nossa gratidão pelo que ele fez aqui, sempre nos ajudou. Ele trabalha pela instituição, deixa-nos uma grande lição, estes dez meses em que cá esteve vale dez anos de aprendizagem para mim. Esperamos que um dia você volte», realçou Pedro Lourenço, acionista maioritário do Cruzeiro, em conferência de imprensa.