Leões agarram o Troféu Stromp
O Sporting entrou com o pé direito na nova época e venceu o Troféu Stromp na apresentação aos adeptos com um triunfo frente aos algavios do Imortal por 106-80.
Antes do início da partida, e com uma guarda de honra especial, composta por jovens jogadores da formação do basquetebol verde e branco, os reforços Brandon Johns Jr., Malik Bowman, Maleeck Harden-Hayes, Miguel Correia, Rui Palhares, Francisco Amarante, Robby Robinson III, João Fernandes, Malik Morgan, Stephan Swenson e João Conceição, acompanhados dos já conhecidos Uwais Razaque, Diogo Ventura, André Cruz e Dinis Cherepenko, apresentaram-se aos sportinguistas.
O primeiro parcial foi bastante equilibrado mas os comandados de Luís Magalhães mostraram-se bastante assertivos nas posses de bola e eficazes nos lançamentos livres, mantendo sempre a liderança do quarto, que fecharam com três pontos à maior (26-23).
O #TroféuStromp do #BasquetebolSCP fica em casa 🏆🏀 pic.twitter.com/Tqce4mBkhu
— Sporting CP - Modalidades (@SCPModalidades) September 28, 2025
No segundo período, os algarvios ameaçaram de início (26-26), e apesar de Malik Morgan com dois tiros desde a linha de lançamento livre (28-26) conseguir alguma vantagem, foi por pouco tempo. A formação algarvia passou para a frente do marcador com um triplo (28-30) e foi também com um triplo que Maleeck Harden-Hayes devolveu a liderança aos Leões, num período de maior emoção e incerteza no jogo (31-30).
Os leões só descolaram quando Brandon Johns Jr. fez dois pontos da linha de lançamento livre, outros dois em lance corrido e João Fernandes entusiasmou o João Rocha com um afundanço (42-38).
Malik Morgan voltou a aparecer com mais um grande disparo desde a linha de três pontos (45-38), dando novo fôlego a um resultado até então bastante renhido no segundo quarto.
Daqui para a frente, apesar do esforço dos adversários, o Sporting dominou e ,ao intervalo, uma margem de 11 pontos (55-44) indiciava já o desfecho.
A entrada de leão no terceiro parcial (60-44) permitiu gerir confortavelmente a margem e avolumar a vantagem (81-66). No quarto período, assistiu-se à confirmação da superioridade da equipa das casa que continuou a acelerar e alcançou mesmo aos 100 pontos, com um triplo (101-78) de João Fernandes a dois minutos do fim do jogo que terminou com o triunfo por 106-80.